Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SINES

Terminal XXI deverá ter capacidade para 2,5 milhões de TEU's no final do ano

Em cerimónia que decorreu esta segunda-feira no Terminal XXI do Porto de Sines, foi lançada nova fase de expansão do terminal por parte da concessionária, a PSA Sines, que deverá decorrer até ao final deste ano e que dotará o terminal de contentores do porto alentejano de uma capacidade de 2,5 milhões de TEU's (face aos 1,7 milhões atuais).

O lançamento da nova fase de expansão, que acarretará um investimento de 40 milhões de euros, foi presenciado por Pedro Passos Coelho, Primeiro Ministro, que também falou sobre o projeto de expansão do terminal. De resto, com a expansão do terminal prevê-se ainda a criação de 100 novos postos de trabalho num investimento que é, saliente-se, todo ele privado.

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas, fala deste investimento já como parte da "terceira fase de expansão" do Terminal XXI, fase que está a ser negociada há algum tempo entre PSA Sines e o Governo. Porém, este investimento avultado feito por parte da PSA Sines não implica a extensão do período de concessão à PSA (termina em 2029).

“Já estamos na fase três, mesmo chamando-lhe fase 2+”, referiu Sérgio Monteiro, salientando ainda que continuam as negociações com a PSA.

"Se não tivéssemos hoje este acordo, no final do ano o porto estava esgotado porque espera-se que em 2015 o Porto de Sines movimente cerca de 1,6 milhões de contentores”, referiu ainda Sérgio Monteiro, acrescentando que com a chegada aos 2,5 milhões de TEU's de capacidade, o terminal está a “projectar os próximos dois ou três anos de capacidade e continuaremos a fazer a negociação de maneira que, à medida que o interesse de clientes do porto cresce, haja resposta por parte do Governo e dos privados sem um euro de dinheiro dos contribuintes”.

Ligação ferroviária à fronteira pronta em 2019

Outra urgência há muito identificada em Sines prende-se com a ligação ferroviária à fronteira, que permita alargar o hinterland do porto de Sines. Sérgio Monteiro antecipou para 2019 essa ligação à fronteira.

fonte

MAIS DETALHES