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Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões recebeu visita da delegação da Comissão Europeia

Depois de terem estado em Lisboa, o Coordenador Europeu das Auto-Estradas do Mar, Brian Simpson, e o Coordenador Europeu das Redes Transeuropeia de Transportes e Corredor Atlântico, Carlo Secchi, acompanhados pelos representantes da DG-MOVE, Laranjeira Anselmo e Carlo Di Grandis, visitaram esta quarta-feira o Porto de Leixões. Aos responsáveis europeus juntou-se ainda João Carvalho, Presidente do IMT, como fizera no dia anterior.

Esta visita teve como objectivo conhecer os principais projectos que serão desenvolvidos no porto de Leixões e que foram submetidos a candidatura aos fundos comunitários CEF – Connecting Europe Facility, com particular destaque para o projecto da Plataforma Multimodal Logística do Porto de Leixões.

O Porto de Leixões candidatou ao CEF- Connecting Europe Facility a segunda Fase das obras da Plataforma Multimodal Logística do Porto de Leixões, com um investimento global superior a 54 milhões de euros, dos quais aproximadamente 1 milhão se destina a estudos e projectos a realizar pela REFER para a criação do Terminal Ferroviário da Plataforma Logística de Leixões.

Depois de os acessos rodoviários à Plataforma terem sido comparticipados pelo POVT, no âmbito das candidaturas dos projectos Integração do Porto de Leixões nas Auto-estradas do Mar (1ª. e 2ª. Fases) foram agora apresentadas e submetidas a candidatura ao CEF as obras de infra-estruturação dos pólos 1 e 2, as obras de construção de armazéns modelares e integrais, as infra-estruturas informáticas e os estudos necessários para a intermodalidade ferroviária.

A APDL participou ainda em mais seis candidaturas ao CEF: Candidatura da Plataforma Logística Intermodal de Salamanca (ZALDESA), nas actividades de gestão e promoção, na sequência dos protocolos estabelecidos e do incremento do tráfego através do porto de Leixões; Candidatura do projecto ATLANTIS de criação de uma rede de portos para a promoção dos serviços das Autoestradas do Mar no Corredor Atlântico tendo como elo comum o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica colaborativa, na sequência dos resultados dos projetos inovadores em desenvolvimento em Portugal no âmbito das JUP e JUL, nomeadamente os projetos MIELE, WIDERMOS e AnNa. Esta candidatura inclui a revisão do Plano Estratégico, os estudos e projectos do Novo Terminal de Contentores com fundos a -14 metros e os projectos da Sala de Sistemas do porto de Leixões; Candidaturas do Project E-Impact e da Janela Única Logística, ao nível dos sistemas de informação; Candidatura do projecto GAINN4MOS, ao nível do ambiente e da utilização do LNG; Candidatura de estudos para promover a navegabilidade do rio Douro, uma via navegável incluída na rede principal das redes transeuropeias de transporte.

No conjunto global das candidaturas a APDL tem previsto um investimento de 67 milhões de euros, para realização nos próximos 3 anos.

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