Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Lisboa dá as boas vindas ao MV «FRISIA HELSINKI»
A primeira escala da linha regular West Africa Service trouxe ao Porto de Lisboa, no passado dia 4 de Março, o navio “FRISIA HELSINKI”, operado conjuntamente pela Hapag-Lloyd e pela Mitsui OSK Line (MOL), e que tem escala no Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Liscont.
Com 25.406 GT, 207 metros de comprimento e cerca de 30 de largura poderá transportar 2.478 TEU, com capacidade máxima de 33 750 toneladas. Possui 3 gruas com capacidade para 45 toneladas cada, e transportava maioritariamente peixe congelado, borracha e cacau.
O navio foi colocado ao serviço da linha regular denominada WAX, a qual liga o Norte da Europa com África. Com escalas em vários portos europeus e africanos, entre os quais Antuérpia, Hamburgo, Londres Gateway, Algeciras, Tanger, Lagos/Tican, Tema, Abidjan, Lisboa, Antuérpia. Esta linha passa a incluir Lisboa no seu itinerário, semanalmente, no sentido Northbound.
Em comemoração da escala inaugural do MV “FRISIA HELSINKI”, realizou-se cerimónia a bordo, tendo o Porto de Lisboa, na pessoa do Sr. Administrador Dr. Nuno Sanches Osório, acompanhado pelo representante do armador Hapag-Lloyd, Pedro Correia, e pelo Director de Operações da Liscont, Rui Martins, oferecido ao Comandante Pisuk Krzystof uma placa comemorativa, assinalando desta forma o evento.
A colocação de Lisboa no itinerário de linhas regulares, é de grande relevância para o porto, bem como para o mercado português, contribuindo desta forma para o aumento da competitividade dos serviços prestados pela comunidade portuária do Porto de Lisboa.