Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MAR7

Nasceu associação setubalense virada para o Mar

Nasceu em Setúbal uma nova associação, designada MAR7, que pretende contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar no Distrito de Setúbal, através de uma posição colaborante e interventiva, focada na renovação da identidade marítima da região e na afirmação do mar nas suas multifacetadas potencialidades.

A relação da Região de Setúbal com o mar conduz, muitas vezes, ao passado e à longa tradição marítima, ou ao tempo da navegabilidade do Sado e do seu papel na diversidade de indústrias a ele associadas. A necessidade de alterar o statu quo parece óbvia e premente.
A Associação surgiu, assim, da identificação desta oportunidade para renovar e desenvolver esta relação com o mar, por parte de um grupo de oito sócios fundadores, que decidiram formalizar a vontade comum de abraçar o desafio de valorizar este recurso natural, ativo económico gerador de emprego e de iniciativas de natureza cultural. Integram a MAR7 os seguintes elementos: Paulo Ribeiro, Vitor Caldeirinha, Pedro Dominguinhos, Fernanda Nunes, Fátima Évora, João Paulo Almeida, Bartolomeu Lança e Miguel Menezes.

Os sócios fundadores são cidadãos ligados direta e indiretamente ao mar, que desenvolvem a sua atividade ou residem em Setúbal e querem ver concretizado o desígnio do MAR na região, com investimentos e iniciativas que resultem da conjugação de esforços de empresários empreendedores, empresas estabelecidas e entidades da região, com o apoio dos novos Fundos Comunitários que foram criados para o efeito. Pretende fomentar e facilitar o empreendedorismo no Mar como desígnio principal, visando a criação de valor e emprego, voltando as pessoas para o Mar novamente."

Num Distrito rodeado por mar, estuários e rios, a MAR7 assume-se como fórum para o desenvolvimento da Economia do Mar, com o intuito de coordenar esforços e estratégias potenciadoras de sinergias, de forma a criar valor e dar dimensão à economia marítima e à afirmação interna e externa do distrito. De entre as suas atribuições, destacam-se as seguintes: impulsionar o investimento estruturante, qualificante e inovador no domínio do Mar; fomentar as atividades marítimas e dos produtos de mar no mercado interno e externo; divulgar o potencial económico por explorar do recurso Mar; organizar eventos e missões empresariais associadas ao mar; desenvolver estudos, ações de formação adequadas ao desenvolvimento das atividades marítimas.

O âmbito de atuação da MAR7 inclui as seguintes atividades: pesca, aquicultura, salicultura e indústria de transformação do pescado e distribuição; portos, transportes marítimos e logística; construção naval e reparação naval; áreas ribeirinhas, lazer e desportos náuticos; náutica de recreio e atividades de apoio; marítimo-turísticas e turismo/cruzeiros; formação; energias marinhas; biotecnologias marinhas; exploração do solo e do subsolo marinho.