Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CIMAL apresentou no Porto de Sines estratégia de desenvolvimento do Alentejo Litoral

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, deu a conhecer o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020 no Auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA.

A sessão de abertura contou com a participação de João Franco, presidente da APS, Nuno Mascarenhas, Presidente do Município de Sines e Vítor Proença, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAL.

O Plano Estratégico do Alentejo Litoral resulta da ampla participação dos agentes relevantes do território das esferas pública, privada, associativa e cooperativa, que se uniram com o objetivo de construir uma região mais coesa, mais próspera, mais competitiva e mais inclusiva.

Durante a cerimónia foi assinada a Carta de Compromisso para o Desenvolvimento Integrado entre a CIMAL, os Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira e quase meia centena de entidades que compõem o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal.

Esta Carta de Compromisso para o Desenvolvimento Integrado Alentejo Litoral 2020 é a consequência natural do trabalho de planeamento estratégico desenvolvido, evidenciando o empenho dos Municípios e dos parceiros do território na prossecução dos objetivos estratégicos definidos.

Uma vez que o Plano Estratégico corresponde a uma visão para o Alentejo Litoral, não sendo um plano para a absorção de fundos comunitários, o documento assinado enumera um conjunto de compromissos assumidos por todas as entidades no sentido de todas trabalharem para um Alentejo Litoral mais coeso, mais sustentável e mais inclusivo, tirando maior partido das suas potencialidades endógenas e robustecendo a identidade sub-regional.

Na cerimónia, que foi encerrada pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, participaram ainda António Dieb, presidente da CCDR Alentejo e Augusto Mateus, da Direção do Plano Estratégico.