Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Sines quer ultrapassar 40 milhões de toneladas já este ano
No Porto de Sines, o ano fechou com um total de 37,5 milhões de toneladas movimentadas (+2,9%) e, pela primeira vez, mais de um milhão e duzentos mil TEU's. A CARGO falou com João Franco, presidente da APS, que se mostrou satisfeito com 2014 e otimista para 2015.
"Foi mais um ano de crescimento, embora inferior ao que desejaríamos", admitiu João Franco, ressalvando que "já se sabia que o crescimento não iria muito além do registado". E explica porquê: "Houve uma grande intervenção da empresa concessionária do terminal de granéis líquidos e, por isso, já seria de esperar uma menor movimentação neste terminal do que o habitual, até porque a intervenção durou cerca de dois meses e como é um terminal que vale para nós cerca de 55% da tonelagem total, o efeito fez-se sentir no resultado global".
Foi, por isso, uma situação "conjuntural e programada", a qual acabou, segundo João Franco, "compensada pelo aumento significativo no terminal de contentores [ndr. Terminal XXI], na casa dos 35 ou 36%".
Para este ano, João Franco mostrou-se, claro está, optimsta: "Espera-se que o terminal de contentores continue a crescer bastante, até porque é o segmento que mais cresce a nível mundial, e espera-se que o terminal de granéis líquidos cresça também muito até porque em 2014 esteve dois meses quase inactivo".
Aliás, sobre o segmento de contentores foi mais longe, referindo que a APS espera chegar já em 2015 ao "milhão e meio de TEU's". Para isso, muito contribuirão os nove pórticos que já estão a funcionar no Terminal XXI, dotando-o de uma capacidade de manuseamento bem acima da que até aqui tinha disponível.
Sobre os restantes terminais, o presidente da APS referiu que "o terminal de granéis sólidos deverá registar resultados semelhantes aos anos anteriores, tal como os terminais de gás natural e petroquímico, ambos com pouca expressividade no global movimentado em Sines embora com importância estratégica".
A concluir, sobre o objetivo da APS a nível de tonelagem movimentada este ano, João Franco foi esclarecedor: "Queremos ultrapassar já os 40 milhões de toneladas!"