Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Aveiro investe 3,2 milhões de euros para incrementar ferrovia

A Administração do Porto de Aveiro (APA) tem em curso um investimento de 3,2 milhões de euros, para melhorar as condições operacionais dos terminais de granéis, com vista a incrementar o transporte ferroviário.

Trata-se das empreitadas de implementação da operacionalidade do terminal de granéis líquidos e a de reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis sólidos e líquidos, que integram o projeto de “Melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis líquidos e sólidos do Porto de Aveiro”.

Uma das empreitadas, para as quais a APA conta com o financiamento do programa MaisCentro, consiste na execução de duas novas vias ferroviárias no terminal de granéis líquidos e uma no terminal de granéis sólidos, numa altura em que decorre a eletrificação do ramal ferroviário, entre a área portuária e a plataforma intermodal de Cacia, com financiamento de fundos europeus.

“A concretização do presente investimento terá como principais efeitos a promoção de uma maior utilização do transporte ferroviário pelos fluxos de mercadorias movimentados nos terminais de granéis líquidos e sólidos e um aumento da atratividade daqueles terminais para a captação de novos investimentos privados em unidades logísticas”, refere uma nota da administração portuária.

A outra empreitada diz respeito à construção da ligação da esteira de pipelines às novas ponte cais do terminal de granéis líquidos e na implantação de redes de águas pluviais e de combate de incêndios, com a instalação de uma nova central de bombagem.

A APA salienta a importância do investimento para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro nos segmentos de granéis líquidos e sólidos, “na medida em que, por um lado, permite conferir às novas pontes-cais melhores condições operacionais, de segurança e de proteção ambiental para a movimentação de granéis líquidos, e, por outro lado, porque os dota de condições de conexão marítimo-ferroviárias mais eficientes”.

O Porto de Aveiro tem recebido avultados investimentos, com base num plano estratégico feito em 2000, com a melhoria da acessibilidade marítima, rodoviária e ferroviária.

No acesso marítimo foi feito o prolongamento do molhe norte, para permitir a entrada de navios de maior calado, dispondo de uma bacia de manobra com fundos de 12 metros e em terra foi construída a Via de Cintura Portuária, contornando a Gafanha da Nazaré, com dois nós de acesso à A25.

Passou a ter ligação ferroviária à Linha do Norte, até aí inexistente, com a construção do Ramal do Porto de Aveiro que o liga à Plataforma Multimodal de Cacia (outra infraestrutura nova) e que está agora a ser eletrificado, completando o respetivo projeto.