Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Aveiro investe 3,2 milhões de euros para incrementar ferrovia
A Administração do Porto de Aveiro (APA) tem em curso um investimento de 3,2 milhões de euros, para melhorar as condições operacionais dos terminais de granéis, com vista a incrementar o transporte ferroviário.
Trata-se das empreitadas de implementação da operacionalidade do terminal de granéis líquidos e a de reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis sólidos e líquidos, que integram o projeto de “Melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis líquidos e sólidos do Porto de Aveiro”.
Uma das empreitadas, para as quais a APA conta com o financiamento do programa MaisCentro, consiste na execução de duas novas vias ferroviárias no terminal de granéis líquidos e uma no terminal de granéis sólidos, numa altura em que decorre a eletrificação do ramal ferroviário, entre a área portuária e a plataforma intermodal de Cacia, com financiamento de fundos europeus.
“A concretização do presente investimento terá como principais efeitos a promoção de uma maior utilização do transporte ferroviário pelos fluxos de mercadorias movimentados nos terminais de granéis líquidos e sólidos e um aumento da atratividade daqueles terminais para a captação de novos investimentos privados em unidades logísticas”, refere uma nota da administração portuária.
A outra empreitada diz respeito à construção da ligação da esteira de pipelines às novas ponte cais do terminal de granéis líquidos e na implantação de redes de águas pluviais e de combate de incêndios, com a instalação de uma nova central de bombagem.
A APA salienta a importância do investimento para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro nos segmentos de granéis líquidos e sólidos, “na medida em que, por um lado, permite conferir às novas pontes-cais melhores condições operacionais, de segurança e de proteção ambiental para a movimentação de granéis líquidos, e, por outro lado, porque os dota de condições de conexão marítimo-ferroviárias mais eficientes”.
O Porto de Aveiro tem recebido avultados investimentos, com base num plano estratégico feito em 2000, com a melhoria da acessibilidade marítima, rodoviária e ferroviária.
No acesso marítimo foi feito o prolongamento do molhe norte, para permitir a entrada de navios de maior calado, dispondo de uma bacia de manobra com fundos de 12 metros e em terra foi construída a Via de Cintura Portuária, contornando a Gafanha da Nazaré, com dois nós de acesso à A25.
Passou a ter ligação ferroviária à Linha do Norte, até aí inexistente, com a construção do Ramal do Porto de Aveiro que o liga à Plataforma Multimodal de Cacia (outra infraestrutura nova) e que está agora a ser eletrificado, completando o respetivo projeto.