Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL E PUERTOS DEL ESTADO ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Portugal e Espanha trabalham para a implementação de soluções ibéricas de transporte

O Presidente da APP, Associação dos Portos de Portugal, Vitor Caldeirinha, e o Presidente do organismo público espanhol Puertos del Estado, José Llorca Ortega, assinaram um protocolo de colaboração no âmbito da candidatura da Janela logística Única Ibérica aos fundos comunitário CEF.

Na agenda está o apoio mútuo entre Portugal e Espanha a candidaturas de ambas as partes a fundos comunitários, com vista ao desenvolvimento de soluções informáticas de suporte ao transporte transfronteiriço de mercadorias, com grande ênfase na intermodalidade e na logística.

O projeto visa reduzir os tempos e custos das vertentes administrativas da cadeia logística ibérica, integrar informação das mercadorias e modos de transportes, facilitar o comércio internacional com a Europa e mundo por via marítima e terrestres, integrar os portos secos como verdadeiras portarias avançadas dos portos e contribuir para tornar a Península Ibérica um centro de excelência do tráfego marítimo mundial.

As candidaturas estão em preparação para serem apresentadas ao CEF - Connecting Europe Facility (CEF), no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, contando o projeto do lado de Portugal com 16 beneficiários, incluindo todos os portos portuguesas do continente e ilhas, a Refer e a CP Carga, bem como outras tantas entidades de suporte direto ao projeto. Vítor Caldeirinha destacou ainda que “as candidaturas serão separadas, embora completamente integradas”.