Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

REPORTAGEM TSF

Exportações crescem nos portos de Aveiro e Figueira da Foz

Os portos marítimos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram um aumento significativo do número de exportações em 2014. O balanço é feito pela administração dos dois portos, que contabilizou mais 10% nas exportações a partir da Figueira e mais 14% a partir de Aveiro. Também no "bolo" total de movimentações de carga, 2014 fechou em crescimento.

REPORTAGEM DA TSF PARA OUVIR AQUI

É aos investimentos que têm sido feitos na última década que o administrador José Luís Cacho vai ancorar a justificação para os números apresentados. 50 milhões de euros investidos no porto da Figueira e perto de 200 milhões no de Aveiro permitiram a captação de novos clientes e de mais cargas.

«A melhoria permite trazer navios de maior comprimento e captar mais cargas, mas há ainda a considerar o enquadramento económico da região onde estamos integrados, que sendo a região que mais exporta no país, é favorável a este crescimento», adianta.

Juntos, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz exportam praticamente seis milhões de toneladas de mercadorias. Cerca de 60% do tráfego total. «Em 2009, as exportações representavam 50%. Nestes últimos cinco anos têm vindo a aumentar, mais na Figueira porque é maior a vocação exportadora, uma vez que Aveiro importa muita matéria-prima».

Em Aveiro, existe uma história antes e depois da ligação ferroviária ao porto marítimo concretizada em 2012. Depois de criado o acesso do comboio ao porto «permitiu-nos, por exemplo, fazer cargas para Madrid, o que no passado não era possível».

25% das mercadorias que chegam ao porto de Aveiro para exportar já vêm de comboio. A administração espera que as exportações naveguem para números ainda mais interessantes, com a eletrificação do ramal prevista para julho do próximo ano.