Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LEIXÕES

TCL fechou o ano com recorde de 659 mil TEU's

Em 2014, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) voltou a alcançar marca anual recorde, chegando aos 659 mil TEU's, apesar de um mês de dezembro aquém das expetativas, com pouco mais de 49 mil TEU's numa quebra de 13,3%. Face a 2013, o resultado do ano que agora terminal representa um crescimento de 6,1%.

A marca de 2014 supera em 4,7% o anterior recorde absoluto da concessão, verificado em 2012, quando foram movimentados 629.492 TEU. Mas 2012 foi excepcional, por força do impacto da greve dos trabalhadores portuários que fez convergir para Leixões e para o TCL muitos navios e cargas.

O resultado de 2014, ao invés, foi conseguido num contexto socio-laboral de absoluta normalidade em todos os portos nacionais.

Com o novo máximo, o TCL retoma a trajectória de recordes absolutos anuais consecutivos iniciada em 2000 (quando se iniciou a concessão) e só interrompida em 2013 (por força da comparação com um 2012 absolutamente excepcional).

O resultado, agora alcançado, reforça a condição do TCL como maior operador nacional de terminais de contentores (no import-export), assim como reforça a necessidade de ampliar a capacidade instalada, única forma de manter o crescimento e, tanto ou mais, a qualidade do serviço por todos reconhecida.

FONTE