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Almoço-debate conclui que terminal no Barreiro «é exequível»

Realizou-se quinta-feira, no Barreiro, um almoço-debate sobre o futuro terminal de contentores do Barreiro, que juntou personalidades como João Carvalho (IMT), José Laranjeira Anselmo (DG-MOVE), Carlos Humberto de Carvalho (presidente da CM Barreiro) e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo.

Na sua intervenção, João Carvalho admite que, cada vez mais, “verifico que deve ser tomada a decisão de construir o Terminal aqui no Barreiro”. Em relação às acessibilidades existentes, “não há dúvida que são ótimas quer fluviais, quer rodoviárias, quer ferroviárias”.

Já José Laranjeira Anselmo referiu que o Quadro de Apoio até 2020, no âmbito do Fundo de Coesão, constitui a última oportunidade para Portugal, sendo que o Terminal de Contentores no Barreiro poderá ser aprovado neste âmbito. Para este, o Terminal de Contentores no Barreiro “é exequível.

"No caso concreto só os transportes têm 27 mil milhões de euros de fundos comunitários (fundos de investimento). Que tipo de atividade? Servir o comércio, a mobilidade servir as mercadorias e as pessoas e servir a Europa e os Estados Unidos, assegurando a ligação da Costa Ocidental da Europa à parte central”, acrescentou, salientando que no caso de Portugal, existem três portos - de Leixões, Lisboa e Sines -, cada um deles com suas valências e todos são necessários. “O de Lisboa terá de crescer de forma ordenada e respeitando a qualidade de vida das pessoas”. Com a ajuda de uma planta referente à zona portuária foi indicada a zona concreta do Terminal e a zona industrial Baía Tejo que continua a ter uma plataforma logística e tecnológica.

Carlos Humberto de Carvalho considerou o encontro “útil e muito interessante”, considerando esta uma oportunidade para “refletir sobre as questões do novo Terminal de Contentores no Barreiro, a acessibilidade e a sua inserção urbana”.

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