Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines homenageia Eugénio Borralho

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) homenageou, no passado domingo, dia 14 de dezembro, o Dr. Eugénio Borralho, no âmbito das comemorações do Aniversário do Porto de Sines. Numa cerimónia em que esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o Conselho de Administração da APS, presidido por João Franco, foi descerrada a placa toponímica que atribui o nome de Eugénio Borralho à via portuária de acesso ao Terminal XXI.

Eugénio Fialho Borralho, economista, foi presidente da APS de Outubro de 1993 a Maio de 2002, tendo já antes feito parte do Conselho de Administração da APS enquanto vogal. A sua intervenção na construção do atual porto de Sines foi marcante, tendo sido um dos principais impulsionadores do Terminal XXI enquanto autor da ideia, defensor do projeto e ainda como um dos responsáveis pela contratualização e execução do mesmo.

De acordo com João Franco “a importância do desempenho do Dr. Eugénio Borralho tinha de ser assinalada e celebrada pela APS. O seu sonho de ter um grande Terminal de Contentores em Sines tomou forma, ganhou sustentação e concretizou-se. Hoje somos o maior porto de carga a nível nacional, um dos quatro maiores da Península Ibérica, um dos vinte maiores da Europa e um dos cem maiores do mundo. Com esta distinção, encerramos os processos de homenagem àqueles que coordenaram as equipas que foram determinantes no lançamento das bases daquilo que é hoje o Porto de Sines”.

Por seu lado, Eugénio Borralho fez questão de lembrar que “em 1998 os recursos eram abundantes e só havia duas opções, fazer uma gestão tranquila e folgada ou pensar no futuro e no desenvolvimento do Porto, nomeadamente através da aposta nas áreas de carga geral e contentorizada. Como podem ver, optámos por avançar com o investimento nos terminais multipurpose e de contentores, hoje conhecidos por TXXI e em 2003 tínhamos tudo praticamente fechado com a PSA para dar início à concessão do novo Terminal. Como digo sempre, o homem sonha, Deus quer e a obra realiza-se.”