Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Nova Plataforma no Terminal Petroleiro do Porto de Leixões

Localizada no Terminal de Petroleiros de Leixões (TPL), a nova plataforma vem substituir o velho guindaste na colocação de tetrápodes com cerca de 40 toneladas. No futuro, esta nova plataforma permitirá colocar peças um pouco diferentes dos tetrápodes e com pesos até 60 toneladas.

A principal diferença da nova Plataforma em relação ao velho guindaste é a possibilidade de se lhe colocar em cima uma grua automóvel, que fará a movimentação dos tetrápodes de betão do lado exterior do Molhe Norte ao longo do seu comprimento. A nova plataforma assegura este movimento de translação, realizado sobre os carris/via existente.

Este novo equipamento permitirá reduzir os custos de manutenção do equipamento através da fácil remoção de todos os órgãos mecânicos e elétricos, armazenando-os nos períodos em que a plataforma não é utilizada.

Com as dimensões de 20x8x15 metros, (comp. x larg. x altura) e um peso de 150 toneladas, construída em estrutura metálica, foi projetada para suportar uma carga de 500 toneladas tendo uma velocidade máxima de translação de 25 metros por minuto.