Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comunidade Portuária de Setúbal promove conferência sobre vantagens do porto local

A Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) organiza, no dia 4 de dezembro, a conferência “Porto de Setúbal - A Resposta Imediata – uma estratégia portuária coerente”, onde pretende chamar a atenção do país para o porto de Setúbal, uma infraestrutura que está pronta para responder ao desafio do Governo de aumentar o movimento de contentores, em portos nacionais, dos 2,2 milhões para os 6,5 milhões, até 2020, sem investimento adicional.

A sessão contará com a participação do Ministro da Economia, António Pires de Lima, e terá lugar no Fórum Luísa Todi, na cidade sadina.

Durante a conferência, o Professor José Augusto Felício, presidente do Centro de Estudos de Gestão do ISEG, vai apresentar as conclusões do estudo “Análise comparativa de serviços de contentores do Porto de Setúbal com o Porto de Lisboa”.

Segue-se um debate que conta com a participação de José Eduardo Martins (ex-secretário de Estado do Ambiente do XV Governo Constitucional), Pedro Reis (presidente da Plataforma de Media Privados e ex-presidente do AICEP) e de Tiago Pitta e Cunha (assessor da Presidência da República para os Assuntos do Mar), moderado por Ricardo Costa, diretor do jornal Expresso,.

Como pano de fundo deste debate está o facto de o Porto de Setúbal contar com aquele que é um dos maiores terminais de contentores do país, atualmente a trabalhar a cerca de 25% da capacidade neste segmento e a 50% nos segmentos de carga geral e granéis.

Nos contentores, o Porto de Setúbal movimenta atualmente 70.000 TEU [capacidade de carga de um contentor de 20 pés] por ano, quando tem investimentos feitos para uma capacidade de 250.000 TEU/ano e capacidade de expansão para chegar até um ou dois milhões de TEU/ano. Este terminal conta com a vantagem adicional de ter já ligações ferroviárias com ramais dedicados dentro dos principais terminais e com ligação direta à rede nacional, algo de verdadeiramente distintivo.

Os acessos rodoviários ao porto, sem congestionamentos de tráfego com o tecido urbano e com ligações diretas à rede nacional e transfronteiriça de autoestradas, são outras vantagens que o Porto de Setúbal quer destacar nesta conferência.

Em curso está o investimento de 12 milhões de euros para melhorar os canais de acesso aos vários terminais, de forma a manter o atual posicionamento no mercado ShortSea, acompanhando o crescimento da dimensão dos navios porta contentores, dimensionando o Porto de Setúbal numa solução ainda mais abrangente.

fonte