Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Chegou ao Porto de Setúbal a nova lancha de pilotagem
O Porto de Setúbal já recebeu a nova lancha de pilotagem “Baía de Setúbal”. Trata-se de um investimento que surgiu da necessidade de adequar o Serviço de Pilotagem ao aumento do movimento marítimo e portuário do Porto de Setúbal e, desse modo, melhorar as condições de resposta e incrementar a segurança das manobras, o que contribui também para a melhoria da competitividade do porto.
Vinda em transporte especial rodoviário desde Cork, na República da Irlanda, sede do construtor Safehaven Marine, a embarcação chegou às instalações do Trem Naval no dia 3 de setembro, foi colocada na água no mesmo dia e será nessa infraestrutura portuária que se fará o seu apetrechamento.
A “Baía de Setúbal” é uma lancha do tipo “Interceptor 38”, com 11,7 metros de comprimento, 4,1 metros de boca, 1,34 metros de calado e um deslocamento de 14 toneladas. A sua propulsão é constituída por dois motores diesel Volvo Penta D9, com 425 HP, que permitem uma velocidade máxima de 25 nós e um raio de ação operacional de 220 milhas, podendo transportar até 9 ocupantes, incluindo tripulação. Dispõe de radar, sonda, agulha magnética, comunicação em VHF e está equipada com um sistema de recolha de náufragos.