Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro da Economia visita Porto de Setúbal

O Ministro a Economia, Dr. António Pires de Lima, visitou esta quinta-feira o Porto de Setúbal, acompanhado de comitiva, que incluiu o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro, e o Secretário de Estado do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita Nunes. Os elementos da comitiva efetuaram uma vista aos terminais portuários, guiada pelo Presidente e Vogal da APSS, Dr. Vitor Caldeirinha e Eng.º Seixas da Fonseca, respetivamente. O Porto de Setúbal registou um movimento total record no primeiro semestre de 4,13 milhões de toneladas de mercadorias, representando um aumento de 21,4% face a 2013, em especial nas exportações de carga em contentores, papel, cimento e automóveis. As exportações representam 67% do movimento do porto.

A visita incluiu uma paragem no Terminal de Contentores, que apresenta um crescimento de 75%, de janeiro a Julho, comparativamente com o período homólogo, prevendo-se que chegue aos 100 mil TEU no final de 2014. Os elementos do grupo apreciaram a dimensão e capacidade operacional do terminal, com uma extensa área ainda disponível (a taxa de ocupação é de cerca de 20% nos contentores) e uma capacidade de expansão única, devido ao pequeno investimento que envolve. O projeto de melhoria das acessibilidades marítimas, figura em quarto lugar nas prioridades nacionais definidas para os portos, o que vai permitir manter o porto na categoria de Shortsea Panamax.

No Terminal Roll-on Roll-off, a comitiva ficou a conhecer a infraestrutura que movimenta mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas, no universo dos portos nacionais, com cerca de 60% viaturas exportadas. Este segmento de tráfego configura um crescimento de 21%, até Julho, face a 2013. O projeto de expansão deste Terminal, em mais 5 hectares, em curso, irá permitir a oferta de serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, tornando-o um hub ro-ro na ligação entre as rotas do Atlântico e Índico, igualmente potenciando a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid e capacitando o porto para o aumento da produção nacional prevista.

Foi ainda dada a conhecer a aposta do Porto de Setúbal na vertente do Turismo Náutico, como complemento à atividade portuária comercial, abrindo a zona ribeirinha para usufruto da população e para o turismo, através da requalificação gradual da frente de água, com novas zonas de lazer, restauração, atividades ligadas ao mar e à náutica de recreio, com um retorno muito positivo por parte da população. Iniciativa que têm sido articuladas com a Câmara Municipal, com a qual existe uma excelente relação e um trabalho conjunto, enquadrado no âmbito de um grupo de trabalho que está a desenvolver vários projetos na zona ribeirinha da cidade de Setúbal.