Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal com mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas

O Porto de Setúbal movimenta mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas, no universo dos portos nacionais. No primeiro semestre de 2014, foram movimentadas 78,5 mil viaturas, 60% das quais correspondem a viaturas exportadas. Este modo de acondicionamento teve um desempenho superior em 20,4%, face a igual período do ano de 2013.

O peso da exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa continua a manifestar-se no cômputo da Carga Roll-on Roll-off no Porto de Setúbal. No 1º semestre de 2014, foram produzidos para exportação pela fábrica de Palmela, mais de 55 mil veículos, segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, dos quais 45 mil saíram por Setúbal, com destaque para países da Ásia, que totalizaram mais de 14 mil viaturas, incluindo o Japão e a carga direta para a China, para além das habituais cargas para a Europa.

O Porto de Setúbal prepara-se para expandir o terrapleno do Terminal Roll-on Roll-off em mais 5 hectares para permitir a oferta de serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, aplicando uma prática comum em portos ro-ro europeus. Estas operações são atualmente executadas em parques de segunda linha. O objetivo é tornar o Porto de Setúbal um hub ro-ro na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, igualmente potenciando a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid.