Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa atrai gigantes chineses da COSCO e da CSCL

O Porto de Lisboa está a tentar atrair gigantes chineses como a COSCO ou a CSCL, ambas no 'top ten' dos armadores marítimos mundiais, para investir nos novos projectos como o novo terminal de contentores previsto para o Barreiro .

"No âmbito da visita de Estado à República Popular da China [decorrida na semana passada], a presidente do porto de Lisboa, Marina Ferreira, reuniu-se, em Xangai, com duas das principais linhas de navegação a nível mundial, a COSCO - China Ocean Shipping Company e a CSCL - China Shipping Container Lines", revela um comunicado oficial da APL - Administração do Porto de Lisboa, no 'site' oficial da empresa pública.
"Os encontros decorreram num ambiente de grande cordialidade, tendo sido abordadas informações detalhadas sobre o porto de Lisboa e os desenvolvimentos futuros, bem como focada a importância do porto para estes dois grupos tão relevantes na indústria da navegação", adianta o mesmo comunicado.

De acordo com fonte da APL contactada pelo Diário Económico, "foram feitos contactos preliminares com várias linhas de navegação, e decorreram várias reuniões para dar a conhecer as capacidades do porto de Lisboa e as suas funcionalidades".
"Foram contactos essencialmente para abrir portas, sendo que estas 'shipping lines' se mostraram muito receptivas ao porto de Lisboa", adiantou a mesma fonte.

O relatório do GTIEVA considera que o novo terminal de contentores previsto para o porto de Lisboa, com um investimento avaliado em 600 milhões de euros, irá ter uma capacidade de movimentação de 2,7 milhões de TEUS (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento). O investimento é justificado com a previsão de esgotamento de capacidade dos actuais terminais de carga contentorizada do porto de Lisboa entre 2021 e 2023. O projecto deverá estar concluído após 2016 e antes de 2020.

fonte