Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal contemplado com 4 investimentos prioritários no PETI 3+

O Porto de Setúbal foi contemplado com 4 projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo esta semana, que são fundamentais ao seu desenvolvimento e apoio à indústria exportadora, alargando o hinterland. Os projetos são os de seguida indicados.

1) A expansão do Terminal Roll-on Roll-off é fundamental para os serviços de valor acrescentado a carros de importação e de exportação da unidade industrial de Palmela, em especial, o previsto novo modelo.

2) A melhoria das acessibilidades marítimas permitirá o porto manter-se no seu atual posicionamento de mercado de porto Shortsea de excelência, acompanhando o crescimento da dimensão dos navios e do Panamá e facilitando a entrada em qualquer maré.

3) A melhoria do acesso ferroviário do porto às praias do Sado, para continuar como um dos líderes nacional no movimento de comboios e permitir o crescimento do hinterland com o apoio da intermodalidade navio/caminho-de-ferro.

4) A ligação ferroviária ao terminal da Termitrena no Porto de Setúbal é o completar de um projeto "last mile" de 4 km, que permite aumentar até 20% o movimento nacional de carga por ferrovia, ligando a parte nascente do porto à rede nacional.

O PETI é uma oportunidade única que aposta em especial nos portos e deve gerar consenso na sociedade portuguesa, permitindo alavancar as exportações e a economia.