Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões: TCL cresceu 13% no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses do ano, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) movimentou um total de 100.888 contentores, que equivaleram a mais de 158 mil TEU’s, o que representa um crescimento na ordem dos 13% face a período homólogo do ano passado.

Só no mês de março, o TCL manuseou 57.121 TEU, número que segue na linha dos resultados mensais conseguidos nos dois primeiros meses do ano. Foram mais de 36 mil contentores, o que representa um ganho de mais de 21% face ao conseguido em 2013 e, de novo, um recorde para março.

O primeiro trimestre de 2013 já havia sido o melhor primeiro trimestre da história da concessão. O resultado agora alcançado é, por isso, um novo máximo.

Cobelfret reforça aposta

Uma outra boa notícia para o TCL foi o facto da CLdN Cobelfret ter reforçado recentemente a sua aposta no serviço em Leixões, aumentando substancialmente a oferta de capacidade do seu serviço semanal para Roterdão.

O navio ro-ro “Catherine”, agora em operação, tem uma capacidade de transporte de 2.700 metros lineares, mil metros mais que o anterior “Adeline”, que iniciou a rotação em Novembro do ano passado, já então resultado de um upgrade do serviço lo-lo lançado no início de 2013.

Com 183 metros de comprimento e 25,8 metros de largura, o “Catherine” está apto a receber praticamente todos os tipos de carga ro-ro, incluindo cargas de projeto, além de permitir carregar o dobro de contentores em double stack.

Em Leixões, os navios da CLdN/Cobelfret são operados pelo TCL no Terminal Multiusos. As saídas do “Catherine” acontecem todos os sábados.

Igualmente indicador do maior envolvimento do armador foi a constituição da CLdN Cargo Portugal, que desde o passado dia 1 de abril representa a CLdN Cobelfret em Leixões.

fonte