Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Plataforma A25 satisfeita com receptividade de Pires de Lima à ferrovia Aveiro/Salamanca

A Plataforma A25, constituída pelos presidentes dos municípios de Aveiro, Guarda e Viseu, sublinhou a recetividade do ministro da Economia, Pires de Lima, ao desenvolvimento ferroviário do corredor Aveiro/Salamanca para o transporte de mercadorias.

"A Plataforma A25 regista uma receção positiva do ministro da Economia quanto às prioridades no desenvolvimento do sistema ferroviário e portuário do Centro-Norte, e designadamente no corredor da A25, entre Aveiro-Viseu-Guarda e Vilar Formoso", refere uma nota de imprensa conjunta dos três autarcas.

Ribau Esteves (Aveiro), Álvaro Amaro (Guarda) e Almeida Henriques (Viseu) foram recebidos na segunda-feira, em audiência, pelo ministro da Economia, António Pires de Lima, com quem debateram o plano de opções de investimentos relativo às infraestruturas de transportes e logística no horizonte 2020.

Os autarcas da Plataforma A25 reiteraram ao ministro da Economia a convicção de que o investimento no comboio de alta velocidade para mercadorias, entre o Porto de Aveiro e Vilar Formoso, "constitui a opção que melhor serve os interesses de competitividade económica nacional e das regiões do Centro e Norte".

Tendo em conta as limitações orçamentais, os autarcas "reiteraram ao ministro da Economia a total disponibilidade de cooperação, no sentido de se encontrarem as opções que permitam acomodar aquelas prioridades ao volume de financiamento".

Vários autarcas e empresários do Norte e Centro do País têm criticado a prioridade do investimento na ligação ferroviária de Sines à fronteira, em alta velocidade para mercadorias, em detrimento da ligação ferroviária a Salamanca, argumentando que mais de 60% das exportações são feitas a norte e precisam do corredor Aveiro/Salamanca, que usam no transporte rodoviário através da A25.

fonte