Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PSA Sines inicia obras de expansão do Terminal de Contentores (TXXI)

A PSA Sines iniciou em Janeiro as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (TXXI) que irá aumentar a capacidade do terminal de 1.100.000 TEU (twenty equivalent unit) para 1.700.000 TEU por ano. Com um investimento total de 89 milhões de euros (Fase 2), o cais irá aumentar de 730 para 940 metros de extensão, crescendo 210 metros.

Serão instalados mais 3 pórticos de cais super post-panamax, com capacidade para movimentar 24 fiadas de contentores a bordo dos navios de última geração de 18.000 e 19.000 TEU. O cais ficará preparado para operar em simultâneo dois destes navios de maior porte, uma vez que ficará com comprimento suficiente para dois navios de 400 metros cada e 9 pórticos no total.

O parque será também ampliado para uma área total de 36,4 hectares e ficará equipado com mais 28 conjuntos de tractor/trailer e mais 11 gruas de parque (E-RTG). Ficará, assim, com um total de 64 conjuntos de tractor/trailer e de 26 gruas de parque (RTG + E-RTG).

A fase de construção deverá estar terminada no final do corrente ano, sendo disponibilizadas por fases para operação ainda durante a construção. Nesta lógica, o primeiro dos três novos pórticos de cais deverá já ser entregue durante o próximo verão.

Com a conclusão desta fase de expansão, que cumpre o contratualmente previsto, o TXXI deverá empregar directamente cerca de 800 pessoas.