Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Aveiro e Figueira da Foz com o melhor registo de sempre em mercadorias

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram, em 2013, o melhor registo de sempre em mercadorias movimentadas, anunciou hoje a administração dos dois portos.

O Porto de Aveiro "suplantou o recorde verificado em 2010", registando quase quatro milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, o que significa um "crescimento de 19,7% em relação a 2012".

O movimento ferroviário "foi um dos grandes impulsionadores do porto, com um movimento de 613 mil toneladas", apresentando uma taxa de crescimento anual "na ordem dos 45%".

O Porto da Figueira da Foz suplantou, pela primeira vez, os dois milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, em 2013, crescendo 16,6% face a 2012 e 27% em relação a 2011.
Na ligação ferroviária ao porto um movimento de 106 mil toneladas.

A exploração da ligação ferroviária no Porto de Aveiro estreou-se em março de 2009, sendo que a modernização dos troços ferroviários entre Aveiro e Vilar Formoso é um dos 30 projetos prioritários para o investimento em obras públicas presentes na lista entregue ao Governo, a 27 de janeiro, pelo grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado.

Nesse mesmo relatório, estão também previstas intervenções no porto de Aveiro, com vista a melhoria das infraestruturas marítimas, criação de condições de acesso a navios de maior dimensão, expansão da plataforma logística de Cacia e ainda a melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários.

O Porto da Figueira da Foz também surge na mesma lista de 30 projectos prioritários definida pelo grupo de trabalho, prevendo-se um investimento no alargamento da barra, do canal de acesso ao porto e da bacia de manobras, de forma a poder receber navios de maior dimensão.

LUSA

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~