Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SINES

João Franco sobre o Terminal XXI: «Crescimento de 10% em 2014 já seria muito bom»

Decorreu na quinta-feira Conferência Internacional 'Gestão Portuária em diferentes países e sistemas logísticos', evento promovido em parceria pelo ISEG (CEGE - Centro de Estudos de Gestão) e pela ADFERSIT, e que contou com a CARGO como media partner.

A Conferência contou com representantes dos maiores portos nacionais. Uma das intervenções de maior destaque foi a de João Franco (na foto), presidente da Administração do Porto de Sines, realçando uma vez mais os extraordinários resultados anuais do porto mas antecipando um ano de 2014 com crescimento muito mais moderado no que aos contentores diz respeito.

"Para o próximo ano não teremos um crescimento tão acentuado porque não temos capacidade para acostagem dos navios. Se tivermos um crescimento de 10% já será muito bom dada a capacidade instalada, que é de 1,1 milhões de TEU's", referiu João Franco, recordando que a expansão de 210 metros do cais só começará a ser realizada no início de 2014 e deverá levar "cerca de 10 meses", pelo que é de esperar que só para o final do ano possa contribuir para elevar ainda mais os números.

João Franco abordou também a entrada em operação da P3 network, prevista para meados do próximo ano, que englobará a MSC, CMA CGM e Maersk, antecipando ameaças mas também oportunidades. "Por um lado o P3 preocupa porque aglutina a operação dos três maiores operadores e isso significa, em termos teóricos, uma não redução de preço e talvez até uma subida de preços", antecipou o presidente da APS, ressalvando porém que "por outro lado é positivo para Sines que é o grande hub em Portugal" e está ligado à MSC. Só que, alertou, há que criar condições para que "a P3 network opere em Sines com a capacidade que essa rede exige, pelo que temos que trabalhar, no mínimo, num patamar de 1,5 ou 1,7 milhões de TEU's, nunca menos que isso".

Marina Ferreira, presidente da APL, José Luís Cacho, presidente da APA e da APFF, Braga da Cruz, vogal da APDL, e Vítor Caldeirinha, presidente da APSS também marcaram presença enquanto oradores, com intervenções muito interessantes e complementares que serão atempadamente noticiadas na CARGO.

Aos intervenientes portugueses juntaram-se atores importantes internacionais. Carlos Costa (Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária do Brasil), Alessio Tei (Universidade de Génoa), José Llorca Ortega (Puertos del Estado, Espanha), Ioannis Tsamourgelis (Universidade do Egeu, Grécia) e Daniel Moon (Universidade Marítima Mundial, Suécia).

fonte

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS