Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MARCA HISTÓRICA ASSINALADA HOJE

Porto da Figueira da Foz ultrapassa os dois milhões de toneladas movimentadas num só ano

O Porto da Figueira da Foz assinala esta quarta-feira, dia 11 de Dezembro, a ultrapassagem de dois milhões de toneladas movimentadas num só ano.

A administração da APFF decidiu celebrar esta marca histórica com a colocação de uma placa assinalando o facto.

A cerimónia, com início às 12:00, junto à portaria do Porto Comercial, tem sobretudo um carácter simbólico, como sublinha José Luís Cacho, que lidera o Porto da Figueira da Foz desde que esta infra-estrutura portuária foi transformada em empresa pública (APFF):
“Trata-se, fundamentalmente, de homenagearmos todos os parceiros e colaboradores que têm contribuído para este crescimento assinalável do Porto da Figueira da Foz; um gesto de reconhecimento pelo dinamismo que o tecido empresarial figueirense, que a Comunidade Portuária tem evidenciado nos últimos anos. O sucesso de um porto está umbilicalmente ligado a essa dinâmica, a par do esforço e dedicação de todos os trabalhadores” – afirma o administrador, acrescentando:
“Vamos ter connosco, entre outros, o Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, representantes dos operadores portuários OPERFOZ s LISCONT, representantes dos agentes de navegação FOZTRÁFEGO, EUROFOZ e OREY e da empresa de trabalho portuário FOZPOR. Isto para além, claro, dos trabalhadores da APFF”.

O dia 11 de Dezembro fica assim na história do Porto da Figueira da Foz como a data em que este Porto ultrapassou pela primeira vez os dois milhões de toneladas movimentadas num ano. Desta forma, 2013 vai ser o seu melhor ano de sempre, atingindo um valor que rondará os 2.100.000 de toneladas de tráfego de mercadorias, dando seguimento a uma tendência sustentada de crescimento, iniciada em 2009.

Já o início de 2013 auspiciava os melhores resultados para o ano, uma vez que em Janeiro se ultrapassou pela primeira vez a barreira das duzentas mil toneladas de mercadorias movimentadas num só mês. 

O terceiro trimestre do ano apresentou valores elevados de tráfego de mercadorias, com Setembro a ficar muito próximo do record estabelecido em Janeiro.

O crescimento em relação ao anterior melhor ano de sempre neste Porto - 2012 -> 1.796.597,00 toneladas-, rondará os 16,89%, consolidando assim um crescimento médio anual de 9,24% nos últimos dez anos, e de 13,48% nos últimos cinco.

Ao longo dos últimos dez anos as exportações superaram sempre as importações, constituindo as primeiras, no agregado deste período, 58,27% do movimento total de mercadorias e as segundas 41,73% do mesmo total.

Dados complementares disponíveis aqui

 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~