Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Faro apresenta melhor valor do século em exportações

O Porto comercial de Faro vai fechar o ano de 2013 com 400 mil toneladas de carga exportada, valor que representa o registo "mais bem-sucedido deste século", disse hoje à Lusa um responsável daquela estrutura.

O cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé, é a principal carga exportada a partir do Porto de Faro, seguindo em navios para a Argélia, no Norte de África, e para Cabo Verde, mas há também cargas de pedra, ferro e telha a serem enviadas para o território britânico de Gibraltar.

A alfarroba algarvia, que segue para Inglaterra, o sal de Olhão e o sal-gema de Loulé, o atum provenientes das armações ao longo da costa algarvia e que vai para o Japão a 60 graus negativos em frigoríficos são os outros produtos do Algarve que são exportados via marítima a partir de Faro.

"Vamos fechar acima das expectativas, perto das 400 mil toneladas de carga exportada", assume Graco Trindade, referindo que as cargas essencialmente de exportação "contribuem para o desígnio de Portugal de retomar a sua produção nacional e a sua industrialização especializada".

Segundo aquela autoridade portuária, o Porto de Faro tem "muita importância" estratégica no contexto regional, por ter uma "centralidade geográfica e ter na sua envolvência uma cintura industrial ligada à produção e à indústria extrativa e transformadora".

Nos últimos seis semestres, o Porto de Faro registou um aumento de exportação constante, conta Graco Trindade.

Em 2012 registou-se um total de carga exportada na ordem das 300 mil toneladas de carga e este ano esse número vai cifrar-se perto das 400 mil toneladas movimentadas e quase na totalidade para exportação, ou seja, há um aumento de mais de 30% em relação ao ano passado.

O Porto de Faro, num passado recente, teve uma importância estratégica regional no abastecimento de produtos petrolíferos - durante 40 anos recebia os combustíveis para o Aeroporto Internacional de Faro e para as gasolineiras, numa relação com o Porto de Sines, mas agora há um retomar da importância da estrutura apoiando a produção regional.

A autoridade portuária estima que em 2014 o crescimento e a dinâmica com o tecido empresarial se mantenham e que a exportação de cargas no Porto de Faro aumente para as 500 mil toneladas.

Lusa/SOL

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS