Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Presidente do Porto de Lisboa contra redução das taxas

A presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa está “profundamente contra” a redução das taxas portuárias pretendida pelo Governo.

Em entrevista à edição ‘online' da "Transportes em Revista", Marina Ferreira (na foto), presidente da APL, defende que, "para ganharmos competitividade, temos de ter investimento, nomeadamente em modernização e agilização de procedimentos".

"Se os portos deixarem de ser sustentáveis desse ponto de vista - e Lisboa, este ano, vai ter uma quebra de receita directa de 3,5 milhões de euros, correspondente a uma diminuição da TUP [taxa única portuária] Carga - isso compromete-nos", sublinha Marina Ferreira.

"Sou profundamente contra a alteração das taxas portuárias", assume a presidente do porto de Lisboa, num desafio à política da tutela da Secretaria de Estado dos Transportes.

A medida de redução das taxas portuária avançou com o plano "5+1" do actual Governo, com o objectivo de reduzir os custos portuários e aumentar a competitividade do sector.

Além da redução da TUP Carga, o Governo pretende também baixar a TUP Navio.

fonte