Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos nacionais destacam sucesso da Janela Única Portuária

Na antecâmara do encontro "ANNA Maritime Single Window", marcado para esta sexta-feira em Lisboa, responsáveis dos portos nacionais e do setor portuário promoveram esta quinta-feira um encontro com jornalistas na Gare Marítima da Rocha, onde analisaram o caso de sucesso que foi a implementação da Janela Única Portuária no nosso País.

Entre os jornalistas estavam membros da comunicação social portuguesa, já conhecedores desta realidade, mas também elementos de órgãos internacionais, que mostraram muito interesse no caso de sucesso português.

Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa e anfitriã, foi a primeira a falar. A responsável recordou que a JUP funciona nos portos portugueses desde 2008, embora com soluções diferentes: uma em Lisboa, Sines e Leixões; outra nos restantes portos. Ainda assim, realçou que as soluções têm em comum o facto de "cumprirem todos os requisitos necessários" presentes na directiva 65/2010 que, recorde-se, prevê que toda a informação na escala de um navio num porto seja processada por meio electrónico.

Por tudo isso, Marina Ferreira garantiu que as autoridades portuguesas se sentem "muito confortáveis" com a introdução da nova directiva, até porque, garante, a "JUP é dos sistemas mais avançados" em todo o mundo.

Vítor Caldeirinha foi outra presença notada, ele que agora é também o máximo responsável da Associação dos Portos de Portugal. Falando por todos os portos, o também presidente do porto de Setúbal recordou aos estrangeiros na sala a tradição dos portos portugueses, a qual deu agora lugar a uma certa vanguarda a nível tecnológico. "Temos duas soluções a funcionar nos portos portugueses mas integradas num único sistema", concluiu.

A JUP tem sido vista como um enorme sucesso, tando dentro como fora das fronteiras nacionais. Um sistema que funciona como 'Port Single Window' mas também como 'Port Community System'. Já está mesmo em funcionamento a segunda geração, a JUP II. Entre as suas grandes vantagens foram referidas a fiabilidade, a segurança e a facilidade de uso. É também um sistema fácil de expandir, adaptável e facilmente integrável com outras plataformas.

Para além dos referidos intervenientes, estiveram ainda João Carvalho (IMT), José Anselmo (DG MOVE, Comissão Europeia), José Simão (porto de Sines) ou Fernando Almeida (porto de Lisboa).

fonte

VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS