Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Leixões debateu sustentabilidade para a competitividade
A Comunidade Portuária do Porto de Leixões realizou a 16 de Outubro, no Centro de Formação do Porto de Leixões, um Seminário subordinado ao tema “Sustentabilidade para a Competitividade”, que contou com uma participação alargada de vários setores representativos da actividade portuária de Leixões.
Esta iniciativa teve como objectivo promover a discussão sobre a responsabilidade social e ambiental das empresas como uma oportunidade de crescimento em tempo de crise, explorando, assim, o contributo da sustentabilidade para a competitividade empresarial.
No 1.º painel, sob o tema, Sustentabilidade Corporativa, Helena Gonçalves, da Católica Porto Business School, destacou a importância do envolvimento dos stakeholders nesta temática, bem como o papel relevante da comunicação da e para a Sustentabilidade.
No 2.º painel, o Comandante Rui Cunha, Director-Adjunto da Direção de Operações Portuárias e Segurança da APDL, fez uma apresentação sobre a atuação socialmente responsável do porto de Leixões e a sua relação com a comunidade envolvente.
Este evento contou ainda com a participação do Presidente da Comunidade Portuária de Leixões, Jaime Vieira dos Santos, como moderador dos painéis.
A política de sustentabilidade do Porto de Leixões assume como pilar fundamental a incorporação na gestão da empresa e no processo de decisão económico e financeiro, de princípios de ética, de responsabilidade social e boas práticas ambientais, fomentando activamente o envolvimento dos stakeholders directos (concessionários, fornecedores e colaboradores), por forma a fazer dos valores enunciados factores de diferenciação positiva na promoção da competitividade do Porto de Leixões.