Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CACIA 13

CDOS simula acidente ferroviário e sismo de grande intensidade

O Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro está a preparar um simulacro 'inspirado' num acidente ferroviário. O exercício está marcado para 26 de Outubro e intitula-se "Cacia 13". Vai simular uma colisão entre um comboio de mercadorias proveniente do Porto de Aveiro e uma composição que circula na linha do Norte.

José Bismark, responsável pela organização, lembra que os acidentes ferroviários "são uma realidade que os cidadãos associam a países subdesenvolvidos mas que podem acontecer em qualquer país". "Simularemos um acidente ferroviário que envolve um comboio de alta velocidade em Cacia, que, após descarrilamento, 'apanhará' um comboio que vem do terminal do Porto de Aveiro que transporta matérias perigosas.

Será um cenário muito complexo com mais de 80 vítimas e matérias perigosas. Envolverá todas as corporações de Bombeiros do Distrito, INEM, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Hospital de Aveiro e concessionários da auto-estrada, para testar os seus planos de intervenção. Será às 13h13 do dia 26", disse na Terra Nova.

O CDOS divulga também a acção internacional agendada para o dia 11 em que será simulado um sismo. Os cidadãos são desafiados a seguir normas previstas nos protocolos internacionais. "Existem alguns passos importantes para nos protegermos de um sismo de grande intensidade. Um dia pode acontecer. É preciso treinar e este é um treino mundial. Cada pessoa deve-se agachar, proteger-se e esperar", sublinhou. Exercícios que as autoridades querem ver divulgados juntos da população.

fonte
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~