Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Martifer ganha subconcessão dos Estaleiros de Viana

O grupo Martifer ganhou a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O júri do concurso excluiu a outra concorrente – a A.K. Portugal, do russo Andrey Kiselev, por ter apresentado uma garantia bancária que não cumpria os requisitos mínimos.

O júri do concurso de subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai propor a esta empresa estatal a adjudicação da operação ao promotor da única proposta que validou – a do agrupamento Martifer Energy Systems e Navalria.

O outro concorrente, a A.K. Portugal – Consultoria de Gestão, do grupo russo liderado pelo magnata Andrey Kiselev, foi excluído pelo júri porque, adianta o Negócios, apresentou uma declaração bancária que não cumpria o programa de procedimento deste concurso.

No último dos cinco dias adicionais que teve para entregar nova garantia bancária, a A.K. acabou foi por apresentar um requerimento a pedir mais dez dias úteis, o que não foi aceite pelo júri, que decidiu assim excluir o candidato russo deste concurso.

A garantia apresentada pela A.K. era de um banco russo com uma notação de risco B+ quando o concurso exigia uma notação mínima de BB-.

A proposta vencedora do concurso é subscrita pela Martifer e a sua participada Navalria, que explora os estaleiros navais de Aveiro, de onde saíram os últimos navios da Douro Azul e que está a construir mais duas embarcações para a operadora turística detida pelo empresário Mário Ferreira.

Das oito entidades nacionais e estrangeiras que levantaram o caderno de encargos do concurso para a subconcessão dos ENVC, apenas firmaram proposta a Martifer e a russa A.K., do magnata russo Andrey Kiselev, empresário que controla a RSI, grupo que tinha anteriormente concorrido ao abortado concurso de privatização dos ENVC e que foi agora excluído da subconcessão dos estaleiros.

fonte