Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO

Assessorias já custaram quase 300 mil euros

Os processos de reprivatização e depois de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) custaram quase 300 mil euros em várias assessorias contratadas desde 2011, segundo dados recolhidos pela agência Lusa.

Em causa estão sete contratos de assessoria, consultados pela Lusa, realizados pela Empordef - holding pública das indústrias de Defesa, que tutela os estaleiros -, e pela administração dos ENVC.

No total, a assessoria financeira e jurídica aos estaleiros já custou 277.900 euros, nestes contratos.

Contactada pela Lusa, fonte do Ministério da Defesa Nacional (MDN) esclareceu que nestes custos estão incluídos também as auditorias ambientais e fiscais. As quais são obrigatórias para a conclusão deste tipo de processos, de privatização, e que por norma são infelizmente muito dispendiosas.

A mesma fonte explicou que os custos assumidos até agora pelo MDN, no caso dos ENVC, estão em linha, ou são até inferiores, a outros processos de privatização semelhantes.

Além disso, sublinha, não estão contabilizados os custos internos com as equipas de técnicos e especialistas, do ministério e da Empordef, dedicadas à resolução deste processo.

Todos os contratos celebrados no âmbito deste processo foram e continuarão a ser enviados para o Tribunal de Contas, afirmou ainda o MDN.

O último destes contratos foi celebrado já este mês, entre a Empordef e um gabinete de advogados, para prestação de serviços de assessoria jurídica para acompanhamento dos procedimentos de concessão e subconcessão dos estaleiros, por 68 mil euros.

Em janeiro deste ano, na sequência da investigação lançada por Bruxelas às ajudas públicas atribuídas aos ENVC, um outro contrato, de consultoria financeira, para a elaboração de estudo de avaliação daquela solução por comparação com cenários alternativos, foi rubricado por 25.000 euros.

O mais elevado destes contratos foi feito em agosto de 2012, entre a administração dos estaleiros e uma sociedade de advogados, por 70.800 euros. Previa a assessoria e informação jurídicas da implementação da operação de reprivatização dos ENVC, processo abandonado já este ano devido à investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas concedidas até 2011 e não declaradas.

No caso concreto da subconcessão dos ENVC, cujo concurso decorre até 23 de setembro, o ministério liderado por José Pedro Aguiar-Branco recorda ter como objectivo resolver o problema da empresa, que tem um passivo acumulado superior a 250 milhões euros.

Por outro lado, evitar a devolução de mais 180 milhões de euros em ajudas de Estado ilegais, entre 2006 e 2011, mantendo a actividade industrial e os postos de trabalho naquela região, rematou a fonte.

fonte












Artigos relacionados:

  • Subconcessão dos Estaleiros de Viana discutida no Parlamento no dia 17
  • Concurso público internacional para estaleiros já foi aberto
  • Espanha terá de devolver ajudas a estaleiros na Galiza
  • Grupo alemão oferece 20 milhões de euros pelo navio Atlântida
  • Governo garante que solução para ENVC está a ser trabalhada com Bruxelas
  • Autarquia de Viana procura ajuda junto da Comissão Europeia
  • Trabalhadores acusam de «gestão danosa» administrações e políticos
  • Passivo dos Estaleiros de Viana ultrapassou os 281 milhões em 2012
  • Tribunal de Contas quer porto de Viana a assumir concessão
  • Assembleia Municipal aprova pedido de investigação à gestão dos estaleiros
  • Grupo brasileiro Rio Nave interessado nos estaleiros de Viana do Castelo
  • Estaleiros de Viana devolvem 180 milhões ou fecham
  • Governo abandona «definitivamente» reprivatização dos estaleiros de Viana
  • Russos estendem proposta pelos Estaleiros de Viana por mais 60 dias
  • Aguiar Branco explica dossier dos Estaleiros de Viana
  • Estaleiros sem dinheiro somam processos em tribunal
  • Ameaça de encerramento dos Estaleiros de Viana deixa trabalhadores e deputados apreensivos
  • Estaleiros de Viana podem mesmo fechar
  • EMPORDEF encomenda estudo sobre alternativas à venda dos Estaleiros de Viana
  • Ministro quer esclarecer situação dos Estaleiros de Viana do Castelo
  • Bruxelas suspeita de que o Estado financiou ilegalmente os Estaleiros de Viana
  • Governo quer privatizar estaleiros de Viana até Fevereiro
  • Decisão sobre estaleiros de Viana adiada
  • Grupo russo garante solução rápida para ferryboat «Atlântida»
  • Brasileiros prometem modernizar Estaleiros de Viana com 30 milhões
  • Volstad Maritime está mesmo fora da corrida à reprivatização dos Estaleiros de Viana
  • Noruegueses da Volstad continuam interessados nos Estaleiros de Viana
  • Rússia tem interesse estratégico nos Estaleiros de Viana
  • Noruegueses garantem que proposta de compra foi enviada antes do prazo
  • Noruegueses excluídos da venda dos Estaleiros de Viana
  • José Manuel Fernandes escolhido para chefiar fiscalização da reprivatização dos Estaleiros
  • Francisco Van Zeller demite-se da Comissão de Acompanhamento da Reprivatização dos ENVC
  • Prazo para propostas de compra alargado até 25 de Outubro
  • Trabalhadores consideram reprivatização «erro estratégico»
  • Grupo português confirma que vai apresentar proposta para compra da empresa
  • Navio dos Estaleiros de Viana desperta interesse internacional
  • Interessados na reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo podem apresentar propostas de compra até 12 de Outubro
  • Trabalhadores indignados dizem que os ENVC vão ser «vendidos por um euro»
  • Escolhidos quatro candidatos para aquisição dos ENVC
  • Reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
  • «Atlântida» está há um ano ancorado em Lisboa e ainda sem destino
  • Governo quer vender Estaleiros Navais por 30 milhões de euros
  • Venda dos Estaleiros de Viana concluída até Setembro
  • Autarca de Viana espera manutenção dos postos de trabalho
  • Renegociação do contrato dos asfalteiros pode ficar concluída este mês
  • Caderno de encargos concluído e avaliado em Conselho de Ministros este mês
  • Multinacional alemã admite adiantar financiamento
  • Estaleiros de Viana vão continuar parados devido à reprogramação dos asfalteiros
  • Portugal procura apoio do governo brasileiro para investimento nos Estaleiros de Viana
  • Passivo agravado com perdas de 22,7 milhões de euros em 2011
  • Situação dos Estaleiros de Viana debatida no Parlamento
  • ENVC lança concursos para bens e serviços
  • Consórcio da Martifer com NavalRia constrói dois navios-hotel para a Douro Azul
  • Construção de asfalteiros para a Venezuela não está em causa
  • ENVC tenta encaixe com leilão de aço e quilómetros de cabos
  • Salários de Janeiro totalmente pagos até hoje
  • Presidente da EMPORDEF pediu ajuda a Mota Amaral
  • Grupo interessado nos Estaleiros de Viana apresenta plano até final do mês
  • Estaleiros Navais de Viana deverão conhecer futuro até final do mês
  • Venezuela renegoceia contrato de aquisição de dois navios asfalteiros
  • Estaleiros de Viana precisam de 57 milhões de euros já no início de 2012
  • Grupo italiano reforça lista de interessados nos ENVC
  • Privados poderão comprar entre 35% e 65% dos Estaleiros de Viana
  • Estaleiros de Viana sem liquidez para pagar totalidade dos ordenados
  • Venezuela perfila-se como potencial parceiro dos Estaleiros de Viana do Castelo
  • «Não há milagres» nos Estaleiros de Viana
  • Trabalhadores dos Estaleiros de Viana garantem que empresa pode construir ferries para os Açores
  • Atlânticoline admite avançar com pedido para penhora aos ENVC
  • Atlânticoline relançou concurso para a construção de dois ferrys
  • Russos interessados nos Estaleiros
  • Lula da Silva admite interesse nos estaleiros de Viana do Castelo
  • Decisão sobre futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo adiada para Outubro
  • A Ver Navios - DOCUMENTÁRIO DA SIC SOBRE OS ENVC
  • Ferry «Atlântida» realizou provas de mar e já está em Lisboa
  • «Viana quer voltar a ser terra de marinheiros»
  • «O transporte em navio Ferry entre Açores, Madeira e continente é viável»
  • Lançada petição para linha por navio ferry entre Ponta Delgada-Açores, Madeira e Continente