Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Transporte ferroviário de mercadorias ganha importância na Europa

O transporte ferroviário de mercadorias está em recuperação na Europa, sendo agora responsável por 11% do total das mercadorias movimentadas nos 27 países da UE. Já o transporte rodoviário representa 45,3% do total, o transporte marítimo 36,8% e o transporte aéreo apenas 0,1%.

Desta forma, parece claro que os impulsos dados pela Comissão Europeia à ferrovia estão a ter resultados. As mercadorias transportadas por ferrovia cresceram 7,3% no ano de 2011, alcançando os 420 milhões de toneladas por quilómetro transportadas, enquanto que todos os outros modos viram a sua quota de mercado reduzir.

No ano de 2011 foram transportados 3.824 milhões de toneladas-quilómetro nos estados-membro da UE, não contabilizando o tráfego com países não comunitários. A ferrovia tinha no final de 2011 uma quota de 11% das mercadorias transportadas.

A Alemanha continua a ser o país da UE com mais mercadorias movimentadas, com um total de 113.300 milhões de toneladas-quilómetro no ano em questão. Segue-se a Polónia (53.700 milhões) e a França (43.200 milhões).

fonte