Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

POR SANDRA PEREIRA

A nova agenda marítima comunitária para o crescimento e o emprego

A nova Agenda Marítima comunitária para o Crescimento e o Emprego, apresentada pela Declaração de Limassol, é o objeto de estudo deste artigo que começa por abordar os seus pressupostos. Seguidamente, destaca as potencialidades da «Economia Azul», os progressos realizados no domínio da Política Marítima Integrada da União Europeia (UE) e o «Crescimento Azul» enquanto estratégia de longo prazo que orientará uma segunda fase dessa política.

A relevância da «Economia Azul» para a Europa está patente nos números atingidos: um valor acrescentado bruto anual estimado em cerca de 500 mil milhões de euros (prevê-se que aumente para 600 mil milhões de euros em 2020); no mesmo período, o número de pessoas empregadas abrangidas deverá aumentar de 5,4 milhões para 7 milhões. O «Crescimento Azul» representa, assim, o contributo da Política Marítima Integrada Europeia (PMIE) para a consecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020, em matéria de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
 

PARA LER AQUI