Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EM RANKING DA «Transporte XXI»

Leixões, um dos 125 maiores portos do mundo

O Porto de Leixões é um dos 125 principais portos do mundo com maior volume de movimentação de contentores em TEU’s (twenty foot equivalent united – Unidade de medida de um contentor). O único porto português a figurar neste ranking é ainda um dos 25 maiores portos europeus, segundo o ranking publicado pela revista especializada espanhola Transporte XXI.

O Porto de Leixões movimentou 632.574 TEU’s. Com estes resultados, alcançados em 2012, o porto nacional é ainda o que maior índice de crescimento conseguiu e um dos principais na movimentação deste tipo de carga nos portos da Península Ibérica, ocupando o 5.º lugar nesta zona, apenas antecedido dos portos de Valencia, Baía de Algeciras, Barcelona e Las Palmas.

Esta posição ganha ainda maior relevância no contexto ibérico, se considerarmos que os valores do Porto de Leixões resultam essencialmente de exportações e importações enquanto os valores dos portos espanhóis são alcançados sobretudo através de contentores em trânsito (60%). A lista dos maiores portos mundiais é liderada pelos portos de Shangai (China), Singapura e Hong Kong (China).

Note-se que, já este ano, o Porto de Leixões alcançou um valor recorde de 8,5 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas no primeiro semestre, um crescimento de 2% face ao mesmo período do ano passado, destacando-se o crescimento em TEU’s, de 5% neste período.