Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Governo garante que solução para ENVC está a ser trabalhada com Bruxelas
O Governo, pela mão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, veio a terreno garantir que está a ser trabalhada junto da Comissão Europeia uma solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), referindo ser "falso" que Portugal não tenha justificado as ajudas públicas.
“O Governo português apresentou as suas observações sobre o processo formal de investigação, atempadamente e como lhe competia, a 12 de março de 2013. A Comissão está presentemente a avaliar as observações e as informações adicionais apresentadas por Portugal”, pode ler-se no comunicado do Ministério, que fala também em “declarações adulteradas de alguns intervenientes políticos”.
O comunicado surge no seguimento das acusações por parte do presidente da Câmara de Viana do Castelo que afirmara que o ministro da Defesa não mexeu "uma palha” para justificar as ajudas públicas de 181 milhões de euros, apesar da “disponibilidade” de Bruxelas para “avaliar” uma reestruturação da empresa que justifique esses apoios e evite o encerramento e o despedimento de 620 trabalhadores.
Ainda nesse documento, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que “continuará a trabalhar para concluir com sucesso, desejavelmente até outubro”, procurando "uma solução, trabalhada em conjunto com a Comissão Europeia, que melhor salvaguarda o interesse dos contribuintes portugueses, a empregabilidade e a continuidade da actividade industrial na região”.