Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sines e Miami tornam-se portos irmãos

O Porto de Sines e o Porto de Miami tornaram-se portos irmãos através da celebração de um acordo celebrado dia 1 de julho. Para o efeito, uma delegação do Porto de Miami liderada por Bill Johnson, responsável da infraestrutura, acompanhada por elementos da embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e da AICEP, estiveram em Sines com o objetivo de celebrar o referido acordo entre as duas entidades.

O acordo de portos irmãos resultou de contactos e trabalhos anteriores, sob o patrocínio da AICEP e da embaixada dos Estados Unidos, tendo sido preparados os termos necessários com vista ao fomento e partilha de informações e experiências e realização de ações comerciais entre as entidades responsáveis pelo desenvolvimento dos dois portos, visando o aumento do tráfego nas duas infraestruturas.

Os dois segmentos de mercado importantes a desenvolver são a carga contentorizada e os cruzeiros. No primeiro existe um grande potencial de crescimento na medida em que o mercado dos Estados Unidos é estratégico para o Porto de Sines, sendo um importante destino das exportações portuguesas. Já no campo dos cruzeiros trata-se de uma nova valência para Sines com a junção dos portos do Algarve, e a relação com um porto de referencia nos cruzeiros, como é o caso de Miami, é um aspeto da maior importância para ajudar à dinamização deste segmento de mercado.

Em contentores o Porto de Miami movimenta atualmente cerca de 1 milhão de TEU por ano e nos cruzeiros movimentou mais de 4 milhões de passageiros.