Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ANTÓNIO DE OLIVEIRA:

Porto de Setúbal é o eixo mais importante na logística para os veículos produzidos na Autoeuropa

“O Porto de Setúbal é o eixo mais importante na logística de automóveis produzidos na Volkswagen Autoeuropa”, é a opinião do responsável da VW Logistics em Portugal, António de Oliveira, expressa em entrevista de avaliação da satisfação de clientes, em 3 de maio de 2013, contabilizando que “desde o ano de 1995 até à data, já foram enviados, via Porto de Setúbal, mais de 1,6 milhões de veículos”.

São números que demonstram a capacidade logística e de acessibilidades do Terminal Roll-on Roll-off do porto e, por outro lado, a sólida parceria que existe entre a APSS e a Autoeuropa: “Cerca de 99% do volume de produção destina-se à exportação, é imperativo que a ligação entre a produção e o despacho de veículos seja rápida e eficiente. Cerca de 80% do volume produzido na Volkswagen Autoeuropa é enviado pelo Porto de Setúbal, tornando-se essenciais os bons acessos por rodovia e ferrovia para um rápido escoamento do produto final”, salienta igualmente que “não é só a exportação, mas também a importação de veículos que tornaram este porto, a porta marítima nacional mais importante”.

Por outro lado, António de Oliveira considera, em relação à exportação de veículos para o Extremo Oriente, que “o aumento de volume de veículos para o mercado chinês alterou o conceito de envios. Em novembro de 2011, saiu o primeiro navio do Porto de Setúbal direto para a China. No passado, os carros faziam escala em Emden, depois, Bremerhaven e só depois seguiam diretos para três portos na China, Xingang, Xinsha e Shanghai. Com a alteração da rota de envio, reduziu-se em três semanas, para um total de cinco semanas, o tempo de transporte para a China, para satisfação do cliente final. Isto mostra claramente que estamos aptos a realizar também este tipo de envios. O sucesso da relação entre a Volkswagen e o Porto de Setúbal, hoje e no futuro, tem por base a boa colaboração entre todos os intervenientes, operador logístico (Sintax Navigomes), Alfândega de Setúbal, despachante (JHF Lopes) e armador (NYK, Pinto Bastos) ”.

Ainda acerca das perspetivas do futuro da relação entre a Autoeuropa e o Porto de Setúbal, conclui que, “dada a experiência que já adquirimos com os envios para a Europa e para a China, podemos afirmar que temos todas as condições para exportar para qualquer destino”.