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Notícias
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Mais de 66 milhões de euros gastos em Lisboa pelos passageiros e tripulantes de cruzeiro
Os passageiros e os tripulantes de cruzeiro gastaram em Lisboa, durante o ano de 2012, cerca de 66,3 milhões de euros contra os 30,9 milhões gastos em 2011, o que representa um aumento de 35,4 milhões, ou seja, 115%
Pelo sétimo ano consecutivo, o Observatório do Turismo de Lisboa, em conjunto com a APL, realizou durante o ano de 2012, um estudo sobre o perfil do passageiro internacional de cruzeiros com escala no porto de Lisboa e que tem como objectivo avaliar a satisfação dos passageiros com a sua estadia em Lisboa.
O trabalho conclui que:
em média, um passageiro de cruzeiro efectua uma despesa diária na cidade na ordem dos €118,39, valor que em 2011 tinha sido de €52,91, o que representa um aumento de 124% na despesa. Este valor inclui gastos em alimentação, compras diversas, transportes na cidade e visitas a monumentos/museus e outras atrações;
97,4% e 97% dos entrevistados recomendam Lisboa como destino de cruzeiros e como destino turístico, respetivamente;
49,1% dos entrevistados que recomendam Lisboa tanto como destino de cruzeiros, como destino turístico, colocam Lisboa no Top 10 de destinos a visitar;
86,3% dos entrevistados consideram provável ou muito provável regressarem a Lisboa, contra os 72% de 2011;
numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio com a visita a Lisboa é de 8,3 quando em 2011 tinha sido de 8,1. O clima, a população local e a rapidez no acesso à cidade são os elementos mais bem classificados numa apreciação específica;
De acordo com os dados do Observatório de Lisboa, de que o passageiro de cruzeiro gasta em média 118,39 €, e do estudo de 2011 do European Cruise Council, deque o tripulante gasta 21,10€, e reportando-nos ao ano de 2012, em que chegaram a bordo de navios de cruzeiro a Lisboa 522 604 passageiros e 202 908 tripulantes apuramos um impacto na economia local e nacional de mais de 66 milhões de euros, sem contabilizar o emprego direto e indireto gerado e as prestações de serviço associadas ao negócio, como sejam os gastos dos passageiros em excursões, hotel pré e pós cruzeiro e passagem aérea no caso dos passageiros embarcados/desembarcados.
Atendendo a estes valores é indiscutível a importância que a atividade de cruzeiros representa para os seus destinos, que se pretende que sejam cada vez mais atrativos, tanto ao nível das suas instalações portuárias como ao nível do que a cidade pode oferecer passageiros de cruzeiro, e que Lisboa procura ser.