Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SIMULACRO NO PORTO DE AVEIRO ENVOLVEU 300 OPERACIONAIS

«Porto Seguro 2013» considerado muito positivo

A Divisão de Segurança da APA, S.A. realizou, este sábado, 27 Abril, em coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil das Câmaras Municipais de Ílhavo e de Aveiro, um exercício/simulacro denominado “Porto Seguro 2013”.
Com início às 14:15 h, no Terminal de Granéis Líquidos, este exercício teve por objectivo avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das Operadoras, do Plano de Emergência Interno da APA, do Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ílhavo e do Plano de Emergência Municipal da Câmara Municipal de Aveiro.

“Um exercício com saldo bastante positivo” – considera José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., fundamentando: “Registamos a prontidão no accionamento de todos os meios previstos nos Planos de Emergência e a resposta célere das entidades chamadas a combater o sinistro, assim como a eficácia, profissionalismo e abnegação de todos os profissionais envolvidos”.
“A dimensão do cenário e o número de entidades que participaram no exercício exigiu uma boa articulação entre todos, tendo sido constatada uma melhoria significativa, sobretudo nas comunicações, isto em relação ao último exercício realizado” – acrescenta o administrador da empresa pública.
Para o presidente da APA, o Porto de Aveiro é um “porto seguro, característica bem evidenciada através do exercício hoje realizado”.


O cenário simulado:

Às 14:15 é sentida uma forte explosão, seguida de incêndio, na Prio Parque de Tanques no Terminal de Granéis Líquidos.

Seguindo o procedimento de alerta, o operador da empresa PRIO Parques de Tanques dá o alerta ao 112 e à Portaria do TGL, informando da ocorrência de uma explosão no Tanque de Gasolina seguida de incêndio de grande dimensão e da existência de 2 mortos e 2 feridos graves queimados.

Devido à explosão, algumas empresas do Terminal de Granéis Líquidos foram afectadas pelos destroços da explosão, havendo registo de focos de incêndio na Prio Biocombustíveis, na Bresfor e APD Química.
São seguidos os procedimentos internos na APA de acordo com o PEI para a comunicação e articulação de meios de socorro com as entidades responsáveis na actuação em emergência, tendo em conta o cenário acima identificado.
Tendo em conta a dimensão das áreas atingidas é ativado o Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ílhavo e é definido pelo CDOS a localização do Posto de Comando Operacional Conjunto.

O Centro de Coordenação de Operações CCO é ativado no edifício sede da APA, mantendo o contacto permanente com o Posto de Comando Operacional Conjunto.
Constituída no Terminal Ro-Ro, a Zona de Concentração e Reserva dos Reforços, serve de base logística às operações de intervenção das Corporações de Bombeiros, Proteção Civil e INEM.

Com a chegada das primeiras corporações de bombeiros ao local, as equipas de 1ª intervenção das operadoras apoiam os bombeiros na evacuação dos sinistrados e iniciam os procedimentos instituídos de ataque ao incêndio. São definidas e coordenadas as acções de evacuação do TGL e TGS entre as diversas operadoras das instalações, o Posto de Comando Operacional Conjunto e o Centro de Coordenação de Operações (CCO).

Com o desenvolvimento dos focos de incêndio é dado o alerta pelo parque da CIRES de um sobreaquecimento das esferas nas suas instalações. O parque da Cires por prevenção de eventual libertação de cloreto de vinilo, solicita um resguardo às suas instalações de uma distância de 2000 metros.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da CMI, inicia os procedimentos de alerta à população seguindo depois os procedimentos para a evacuação da população da área de resguardo definida.
O CDOS informa o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Aveiro e o Comando da Base Militar de S. Jacinto.
Extintos os incêndios no TGL o exercício é dado por terminado pelo CCO.

A Administração do Porto de Aveiro regista a eficácia da resposta ao incidente manifestada por todos os intervenientes, tendo já aberto um inquérito para determinar as causas do sinistro; as conclusões do inquérito - a entregar pela equipa responsável ao Conselho de Administração da APA, SA no prazo máximo de quinze dias -, cotejadas com os relatórios das entidades envolvidas no combate aos incêndios hoje verificados, ajudarão os responsáveis pela atuação na emergência a desencadear, com prontidão e firmeza, as medidas consideradas necessárias para evitar futuras ocorrências deste tipo”.


O exercício/simulacro contou com a participação dos seguintes intervenientes:

 

APA SA - Autoridade Portuária
Capitania do Porto de Aveiro – Autoridade Marítima Nacional
Câmara Municipal de Ílhavo -Serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo (S.M.P.C )
Câmara Municipal de Aveiro - Serviço Municipal de Proteção Civil
ANPC –CDOS
INEM
GNR
1ºAlerta:
Bombeiros Voluntários de Ílhavo
Bombeiros Voluntários de Aveiro Velhos
Bombeiros Voluntários de Aveiro Novos

Alertas Subsquentes:
Vinte e quatro Corporações dos Bombeiros do Distrito de Aveiro
Hospital de Aveiro
Empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro: ( PRIO Parque de Tanques, Prio Biocombustíveis, BRESFOR, APD Química, CUF, DOW,CIRES, Cruz e Companhia,PPS )

Participaram no exercício um número total de 300 pessoas.
 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~