Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

GROUPE CAT PORTUGAL:

Porto de Setúbal tem potencial para hub Ro-Ro

O Groupe CAT Portugal, operador logístico especializado no sector automóvel, empresa responsável pela gestão de vários parques logísticos no nosso país, acredita, segundo palavras do Country Manager do Grupo, Pedro Lemos, que o Porto de Setúbal tem potencial para vir a ser um hub ro-ro, isto é, uma plataforma logística e de distribuição de automóvel intercontinental.

Para este responsável, “a atratividade e disponibilidade de terrenos, associados ao desenvolvimento da rede viária e acessibilidades de Lisboa, levaram a que os principais importadores optassem por se instalar na região, dando origem a um cluster do sector logístico automóvel no distrito de Setúbal”.

Por outro lado, considera que o porto tem uma localização caraterizada pela “centralidade no contexto das grandes rotas marítimas internacionais, que deve ser obrigatoriamente potenciada para que o Porto de Setúbal se torne uma referência na ligação do Mediterrâneo e Atlântico Norte com os continentes Americano e Africano”.

Pela soma destas condições, entre outras, conclui que “apesar do caminho ser estreito, existe efetivamente potencial para desenvolver Setúbal como um porto hub ro-ro de referência, sendo que, para o atingir, urge avançar rapidamente com medidas efetivas que lhe permitam reforçar a sua competitividade a nível internacional”.

Atualmente, o Porto de Setúbal é líder nacional na carga roll-on roll-off com uma quota de mais de 90% da carga ro-ro do país. Tem amplas modernas e infraestruturas portuárias constituídas por um Terminal Roll-on Roll-off com 15 hectares, com possibilidade de expansão, ligações ferro-rodoviárias sem constrangimentos e é servido por parques logísticos do sector na periferia. É parceiro do maior exportador nacional de veículos, a Autoeuropa VW, localizada perto do porto.