Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE SÁBADO, NO PORTO DE AVEIRO

Exercício-Simulacro «Porto Seguro 2013»

A Administração do Porto de Aveiro realiza este sábado, dia 27 de Abril de 2013, a partir das 14:30, um exercício de simulação de uma explosão seguida de incêndio numa instalação de armazenagem de combustiveis, no âmbito do seu Plano de Emergência Interno, em coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ilhavo e da Câmara Municipal de Aveiro.

O simulacro “Porto Seguro 2013” decorre no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), onde estão instaladas as empresas abrangidas pela Diretiva Seveso que armazenam e movimentam combustíveis e diversos produtos químicos.

Tem como principal objetivo avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas, do Plano de Emergência Interno da APA, do Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ilhavo e do Plano de Emergência Municipal da Câmara Municipal de Aveiro.

O cenário do exercido inicia-se após o alerta de uma explosão seguida de incêndio num tanque de gasolina numa das operadoras e devido às projeções, por efeito dominó, alastra a mais quatro instalações no Terminal. A partir do alerta do incidente desenvolver-se-ão todos os procedimentos existentes que permitirão a intervenção e articulação de todas as entidades com responsabilidades de atuação neste tipo de acidente.

Com efeito, perante a gravidade do acidente simulado, serão ativados os Planos de Emergência Internos das operadoras afetadas, o Plano de Emergência Interno da Administração do Porto de Aveiro S.A., sendo ativado posteriormente o Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ilhavo.

A intervenção das corporações de Bombeiros coordenadas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, será decisivo para o combate ao sinistro, sendo estabelecido na área, um Posto de Comando Operacional Conjunto que manterá informado permanentemente o Centro Coordenador de Operações, (CCO) que ficará localizado no edifício sede da APA.

Será também ativado no Terminal RO-RO uma Zona de Concentração e Reserva de Reforços que servirá de base logística a todas as Corporações de Bombeiros do distrito, à Proteção Civil e ao INEM.

No CCO estarão presentes para além Autoridade Portuária e Autoridade Marítima, a GNR -CT, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os responsáveis da Proteção Civil da Câmara Municipal de Ilhavo e da Câmara Municipal de Aveiro.


No final do exercício, será realizada uma reunião com todos os intervenientes, onde se procederá a uma primeira avaliação do simulacro.

 


Intervenientes no exercício/simulacro:

Administração do Porto de Aveiro; Autoridade Marítima Nacional- Capitania do Porto de Aveiro; GNR; ANPC-CDOS; Serviço Municipal de Proteção Civil da CMI; Serviço Municipal de Proteção Civil da CMA; INEM e Hospital de Aveiro.

Corporações de Bombeiros:

1º Alerta- CBV de Ilhavo; CBV Aveiro Velhos; CBV Aveiro Novos.

Alertas subsequentes – Corporações dos Bombeiros Voluntários do todo o distrito de Aveiro, estando prevista a participação de um número total de duzentos bombeiros e setenta e quatro viaturas de intervenção.

Empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos:

PRIO Parque de Tanques; PRIO Biocombustíveis; BRESFOR; APD Química; CUF; DOW e CIRES.