Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

QUAL É A TUA ONDA?

IH e FPS lançam ferramenta para prever condições de surf na costa nacional

O Instituto Hidrográfico disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 22 de abril de 2013, em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, a previsão das condições para a prática do surf, em várias praias da costa portuguesa, em “Qual é a tua onda?” (www.hidrografico.pt).


A divulgação deste produto e assinatura do protocolo entre a Marinha e a Federação Portuguesa de Surf realiza-se no mesmo dia, pelas 16h00, no Instituto Hidrográfico.

Este projeto do Instituto Hidrográfico, a previsão das condições para a prática do surf, visa apoiar o desenvolvimento desta atividade em Portugal, através da produção e divulgação das previsões detalhadas da agitação marítima que quebra nas nossas praias. Esta informação torna-se ímpar no nosso país, uma vez que resulta da combinação de um conhecimento preciso da topografia litoral aliado à modelação detalhada do ciclo de vida da agitação marítima, validada por uma rede de observação em tempo real.

Os produtos disponibilizados à escala das praias, agregam previsões espaciais da altura e período das ondas, assim como previsões da maré e do vento local. Estes parâmetros são depois utilizados na avaliação da qualidade das ondas para a prática deste desporto, descrito por um Índice de Qualidade de Surf. O IH pretende continuar a aperfeiçoar esta aplicação, chamando até si a comunidade portuguesa do surf para colaborar, com a sua experiência e saber, no aperfeiçoamento da aplicação, num contributo para o desenvolvimento desta modalidade e da economia do País.

O Instituto Hidrográfico (IH) opera uma rede de observação oceânica capaz de registar, em tempo real, as condições de agitação marítima ao largo da costa portuguesa. Esta informação é complementada por uma capacidade de previsão do estado do mar, obtida a partir de modelos numéricos que correm diariamente no IH. Este conhecimento, e a previsão da agitação marítima são fundamentais para o sucesso das operações navais que a Marinha Portuguesa realiza em diferentes regiões do globo. Este saber fazer e esta capacidade instalada no IH, não se restringe apenas a produtos de aplicação militar mas também a uma componente de serviço público que, desde sempre, tem apoiado diferentes atividades marítimas.

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA