Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines com o melhor trimestre de sempre

O ano dificilmente poderia ter começado melhor para o porto de Sines ao nível de resultados na movimentação de mercadorias. O primeiro trimestre deste ano foi o melhor de sempre na história do porto alentejano, tanto ao nível da movimentação total como no segmento dos contentores.

Assim, nos primeiros três meses do ano, o porto de Sines movimentou um total de 7.715.192 toneladas de mercadorias, valor que representa um crescimento de 11% face ao mesmo período de 2012, quando foram movimentadas 6.961.674 toneladas. O mês de março manteve a tendência de crescimento registada nos dois primeiros meses do ano, com um total de 2.603.365 toneladas face às 2.370.959 de março de 2012 (+10%).

No segmento dos contentores, foram movimentados 189.270 TEU no Terminal XXI (na foto) durante o primeiro trimestre deste ano, mais 54% que os 122.510 do período entre janeiro e março de 2012. Em março, o porto de Sines movimentou um total de 60.968 TEU face aos 32.106 do mesmo mês do ano passado (+90%).

A movimentação de granéis líquidos e de carga geral também subiu no primeiro trimestre do ano (+1,31% e +60%, respectivamente), enquanto que os granéis sólidos caíram 19,71%.

O que cresceu também neste primeiro trimestre foi o número de navios entrados no porto de Sines, com um total de 413 embarcações, face às 384 do mesmo período de 2012. Já a arqueação bruta cresceu 15%.

Não foi de estranhar, portanto, o discurso otimista de Lídia Sequeira em entrevista à CARGO Vídeos na passada semana. Aquando da apresentação da entrada em serviço da Svitzer no porto de Sines, a presidente da APS referiu que "todos os indicadores apontam para que este seja novamente o melhor ano do porto de Sines e que este continue a registar a mais alta taxa de crescimento de todos os portos europeus".

fonte