Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CIÊNCIAS DO MAR

Delegação da China visita Açores com intenção de criar centro de investigação

Dois elementos da embaixada da China em Portugal estão de visita aos Açores para contactos com vista à eventual criação de um centro de investigação luso-chinês ligado às Ciências do Mar, segundo um responsável da Universidade açoriana.

Yong Ning Chen, conselheiro científico, e Li Bin, secretário da embaixada da China, visitaram na segunda-feira as instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na cidade da Horta, bem como a antiga fábrica da baleia de Porto Pim e o navio de investigação “Arquipélago”.

Ricardo Serrão Santos, pró-reitor da Universidade dos Açores para os Assuntos do Mar, disse que “há uma vontade de estender e desenvolver uma cooperação com a China, no âmbito das Ciências do Mar”, em áreas como a aquacultura, as biotecnologias e as energias renováveis.

“Este é um princípio de cooperação internacional que é sempre benéfico”, explicou Ricardo Serrão Santos, acrescentando que atualmente “a investigação exige, de facto, grandes parcerias”.

O projeto de criação de um centro de investigação luso-chinês poderá passar pela criação de espaços dentro dos centros já existentes nas universidades portuguesas que estejam interessadas nesta cooperação, disse à Lusa fonte conhecedora deste processo.

Estão envolvidas nesta parceria com a Universidade de Xangai várias universidades portuguesas, incluindo a dos Açores.

A comitiva chinesa esteve terça-feira no Pico, para visitar a central de energia das ondas e a paisagem protegida da vinha do Pico, e partiu depois para Ponta Delgada, onde deverá ser recebida, esta quarta-feira, pelo reitor da Universidade os Açores, Jorge Medeiros, e pelo subsecretário regional da Presidência do Governo, Rodrigo Oliveira.