Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo quer decisão sobre novo terminal de contentores de Leixões este ano

Sérgio Monteiro, Secretário de Estado dos Transportes, afirmou que o Governo espera tomar uma decisão acerca do lançamento do concurso para construção do novo terminal de contentores do porto de Leixões ainda este ano, acrescentando que a probabilidade de haver um novo concurso é "elevada".

À Lusa, e na sequência de uma intervenção na sessão 'As Empresas e a Regeneração Urbana - Oportunidades, Desafios e Financiamento', Sérgio Monteiro referiu que o Governo encara com "elevada probabilidade" a "possibilidade de lançar um novo concurso para um terminal de contentores". "Gostávamos de ter a decisão tomada ainda este ano. 2013 está a correr bem, está a consolidar a atividade de 2012», acrescentou o secretário de Estado, realçando que ainda estão a decorrer negociações com a APDL, pelo que não queria avançar mais informações.

Fonte oficial da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), referiu que o novo terminal de contentores, integrado Plano Estratégico dos Transportes (PET), está em fase de "estudo prévio".

Recorde-se que o PET prevê a construção de um novo terminal com "arranque após 2014", num valor de 160 milhões de euros, financiado parcialmente pelo Banco Europeu de Investimento. O novo terminal deverá ter fundos de -14 metros, o que vai permitir acolher em Leixões navios de maior capacidade, uma vez que o atual terminal tem -12 metros.

fonte