Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines entra no top 25 dos portos com maior movimentação na Europa

Pela primeira vez na sua história, o porto de Sines entrou no top 25 dos portos europeus com mais toneladas movimentadas (28,6 milhões), colocando-se no sétimo lugar entre todos os portos ibéricos, tendo sido, inclusivamente, o porto europeu que mais cresceu no ano passado (+11%), seguido de Algeciras e de Riga (+7,1%).

O porto de Sines assegurou o 24º lugar na Europa, superando, no total da movimentação, os portos de Dublin (Irlanda) e de Gdansk (Polónia) e ficando a menos de 100 mil toneladas do porto de Huelva e a menos de 1 milhão de toneladas do porto de Bilbao que o precedem na quantidade total de movimentação anual. O “ranking” ibérico é liderado pelo porto de Algeciras, seguido de Valência e Barcelona.

Com o crescimento de 24% na movimentação de contentores, que ultrapassou os 553.000 TEU, o porto de Sines foi o 2º porto que mais cresceu na Europa, logo a seguir ao porto de Gdansk e acima do crescimento de Algeciras, cujo incremento foi de 13% em 2012.

Recorde-se ainda que foi anunciado, recentemente, um novo serviço para a África do Sul e que se soma ao aumento quantitativo dos atuais serviços de linha regular e ao progressivo crescimento do tráfego pelo Canal de Suez - fruto da redução das taxas de trânsito no Canal e do aumento da capacidade dos novos navios (superiores a 14.000 TEU) que não irão sulcar o futuro canal do Panamá, limitado a navios até cerca de 12.500 TEU – e que fazem prever um crescimento contínuo e sustentado da carga contentorizada no ano em curso.

As exportações continuaram, assim, a crescer na ordem dos 27%, abrangendo, como principais países destinatários, os Estados Unidos da América, a China, o Brasil, Gibraltar, Reino Unido, a França, a Holanda, a Bélgica, a Espanha e Marrocos.

fonte