Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comissária elogia projecto de plataforma logística internacional na Terceira

A comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Maria Damanaki, classificou esta segunda-feira como "um grande projeto" a ideia de construção de uma plataforma logística internacional na Terceira, embora frisando a necessidade de estudos prévios.

“É uma grande ideia e um grande projeto que precisa de muito trabalho para a sua concretização, mas penso que é uma ideia interessante, pois os Açores têm muitas vantagens naturais tendo em conta a sua posição geográfica e também em termos de recursos”, afirmou Maria Damanaki, em declarações à Lusa.

A comissária europeia, que está hoje nos Açores, falava após uma audiência com o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga que apresentou os projetos do Governo dos Açores no âmbito da politica do mar, nomeadamente no que concerne aos transportes marítimos.

Para Maria Damanaki, os Açores têm muitas vantagens naturais, tendo em conta a sua posição geográfica, mas também boas infraestruturas como portos e aeroportos.

“Há tudo. Bons portos, bons aeroportos e uma grande base. Isto pode ser feito, mas precisa de um bom estudo económico”, referiu a responsável europeia pelos Assuntos Marítimos e Pescas.

De acordo com a comissária, na reunião com o secretário regional foram também debatidos temas como a agenda marítima, o turismo marítimo, a possibilidade de ter nos Açores uma escola especializada em assuntos marítimos e a hipótese de criar "um porto atlântico fazendo a conexão entre o continente europeu e o continente americanos", assim como o tema da segurança marítima.

O secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, destacou o facto de a responsável europeia ter recebido "muito bem" a ideia de construção de uma plataforma logística internacional em Praia da Vitória (ilha Terceira), acrescentando que Maria Damanaki assumiu o compromisso de ser "uma defensora deste projeto junto da Comissão Europeia, sem que no entanto deixe de ser necessário fazer os estudos económicos necessários para a viabilidade do projeto".

“Faz parte do programa do Governo dos Açores desenvolver todos os esforços para integrar os portos dos Açores numa rede transeuropeia de transportes que potencie a distribuição de carga de e para a Europa”, sublinhou Vítor Fraga, indicando que ficará instalado no porto da Praia da Vitoria, na ilha Terceira, essencialmente aproveitando a atual infraestrutura e fazendo adaptações necessárias.

Antes da audiência com o secretário regional do Turismo, a comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas foi também recebida pelo secretário regional dos Recursos Naturais, Luis Neto de Viveiros.

No final o secretário regional afirmou ter encontrado "muito boa" compreensão da comissária Damanaki para a sustentabilidade da pesca dos Açores e está convicto que a reforma da Política Comum de Pescas vem ao encontro das pretensões da Região.

Luís Neto de Viveiros sensibilizou a comissária para a protecão das águas dos Açores e está "satisfeito "em relação ao que o futuro reserva em matéria de pescas.

fonte