Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

INAUGURADA HÁ 3 ANOS, FERROVIA DO PORTO DE AVEIRO JÁ RETIROU 27 MIL CAMIÕES DA ESTRADA

Mercadorias trazidas pelo comboio representam 20% do movimento do porto

1.409 comboios circularam na ferrovia do Porto de Aveiro (APA, S.A.), nos três anos de exploração que se cumprem esta segunda-feira. Inaugurada a 4 de Março de 2010, representou 20% do movimento do porto em 2012, tendo ajudado à conquista de novos mercados, para além de ganhos ambientais dignos de registo.

São 470 comboios por ano, 39/mês, dois por dia. Quanto a vagões, o número total foi de 17.694, ou seja 5.898 por ano, 492 por mês ou 25 por dia.

A ligação ferroviária, responsável pela movimentação de 801.690,16 toneladas de mercadorias, tem vindo a ser utilizada em crescendo: no ano passado registou a cifra de 401.015,58 toneladas, o que corresponde a 20% do total do tráfego de mercadorias registado no porto, e à circulação de seis comboios diários.

“A integração da ferrovia no Porto de Aveiro teve um impacto muito positivo na conquista de novos e importantes mercados para o Porto de Aveiro, aqui se destacando as exportações para África” – afirma o Presidente da APA.

José Luís Cacho salienta ainda os reflexos ambientais “muito positivos” trazidos pela ligação ferroviária: “O ambiente ganhou com a chegada do comboio ao Porto de Aveiro. Em números redondos, podemos dizer que tirou das estradas cerca de nove mil camiões por ano, o que significa, de acordo com estudos conhecidos, uma redução em 95% das emissões de CO2”.


 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~