Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Lotaçor garante que pagou integralmente descargas aos armadores e pescadores dos Açores

A Lotaçor, que gere as lotas dos Açores, garantiu ter pago "integralmente" aos armadores e pescadores açorianos todas as descargas de pescado, depois de nos últimos dias terem surgido denúncias de alegados atrasos.

"A Lotaçor já pagou quase 2,3 milhões de euros aos armadores açorianos pelo pescado transacionado nas lotas da região entre 1 de janeiro e 20 de fevereiro, período em que o pescado descarregado ascendeu a cerca de 2,4 milhões de euros", refere uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS) do Governo açoriano.

Segundo a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, "todas as descargas realizadas até 11 de fevereiro foram integralmente pagas pela Lotaçor", acrescentando que "96,5% das descargas efetuadas desde o princípio do ano foram pagas no próprio dia".

Ainda assim, o Executivo açoriano esclarece que "os 112 mil euros que estavam por liquidar a 20 de fevereiro, que correspondem a menos de 5% do volume total transacionado, referiam-se a 11 descargas de dez armadores, num total de 4.086 descargas em todas as ilhas".

Segundo a Lotaçor, empresa de capitais públicos que gere a rede de lotas e de frio na região, "foram descarregadas, até 20 de fevereiro, 642.380,51 toneladas de pescado nas lotas dos Açores", correspondentes a perto de 2,4 milhões de euros "a um preço médio de 3,72 euros por quilo".

Na segunda-feira, o BE/Açores pediu explicações ao Governo Regional sobre as medidas que “já tomou ou pensa tomar para resolver o incumprimento dos pagamentos em atraso da Lotaçor aos pescadores e armadores" e "para que a situação não se volte a repetir".
Em pergunta dirigida ao Executivo açoriano, a deputada Zuraida Soares considerou "inaceitável que uma empresa pública justifique este atraso de vários meses com o facto de também não receber dos seus compradores", frisando que "os profissionais do sector da pesca se encontram em sérias dificuldades económicas, estando em causa mesmo a subsistência de inúmeras famílias".